Recomendado para você

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"
Conteúdo especial

Hamilton supera recorde estabelecido por Schumacher em 1995

Ao vencer GP do México de F1 no último fim de semana, Hamilton superou Schumacher em mais um recorde

Michael Schumacher, Mercedes AMG F1 and Lewis Hamilton, McLaren Mercedes

Com a vitória no autódromo Hermanos Rodríguez no último fim de semana, Lewis Hamilton bateu o recorde de vitórias sem largar na pole em uma mesma temporada, estabelecido por Michael Schumacher em 1995. Dos dez triunfos deste ano, Hamilton venceu oito largando fora da primeira posição.

Leia também:

No GP da Europa de 1995, Schumacher tornou-se o primeiro a bater o recorde de cinco vitórias largando atrás do pole, estabelecido por Jackie Stewart em 1969. Na corrida seguinte, em Aida, o alemão ampliou a marca e chegou a sete conquistas.

Neste ano, fazer a pole não tem ajudado a ganhar corridas, já que das 18 etapas disputadas em 2019, apenas cinco foram vencidas por quem largou na primeira posição. Hamilton lidera a estatística com oito vitórias sem pole, Max Verstappen e Valtteri Bottas venceram duas cada e Sebastian Vettel uma.

No ranking histórico, estão empatados na terceira posição com cinco vitorias sem pole em uma mesma temporada: Stewart (1969), Niki Lauda (1984), Alain Prost (1988 e 1990), Schumacher (1998 e 2004), Vettel (2013) e o próprio Hamilton (2014).

Com seis e sete triunfos sem largar na frente, apenas Michael Schumacher, em 2002 e 1995, respectivamente. E agora, o novo recordista, Hamilton, chega à oito, podendo ampliar a marca nas próximas etapas.

Números gerais

Alemão ainda é detentor de maior número de vitórias sem pole na cerreira: 51.

Alemão ainda é detentor de maior número de vitórias sem pole na cerreira: 51.

Photo by: Sutton Images

Considerando-se o número total, Schumacher é o recordista em vitórias sem pole. São 51 do alemão, contra 34 de Hamilton e 33 de Prost. Em termos de aproveitamento, os números mais impressionantes são de Denny Hulme e Verstappen, que têm 100% de vitórias largando atrás do pole. No caso do neo-zelandês, são oito vitórias, uma a mais que o holandês da Red Bull.

Entre campeões mundiais, ainda se destacam Alan Jones, Giuseppe Farina, Jody Scheckter, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Graham Hill, Kimi Raikkonen e Stewart - Todos com mais de 70% das vitórias conquistadas sem partir da posição de honra.

Dos 103 pilotos que já venceram corridas na F1, Felipe Massa é o que venceu proporcionalmente menos vezes largando longe da pole, com 27% dos triunfos sendo conquistados dessa forma. Ayrton Senna vem logo atrás, das 41 vitórias do tricampeão, apenas 12 não vieram depois de largar na primeira posição.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Relembre as vitórias sem pole de Schumacher em 1995 e as de Hamilton em 2019:

1 - GP do Brasil (1995)
Michael Schumacher, Benetton B195
2 - GP de Mônaco (1995)
3 - GP da França (1995)
4 - GP da Alemanha (1995)
5 - GP da Bélgica (1995)
5 - Com vitória na Bélgica, Schumacher igualou recorde estabelecido por Jackie Stewart no GP da Itália de 1969
Marca de Stewart já havia sido igualada por: Lauda (84), Prost (88 e 90).
6 - GP da Europa (1995)
7 - GP do Pacífico (1995)
Com oitava vitória no ano, Schumacher igualava o recorde de Ayrton Senna de vitórias em uma mesma temporada, estabelecido em 1988.
7 - GP do Pacífico (1995)
Além disso, a corrida garantiu o bicampeonato do alemão e o recorde de vitórias sem largar na pole em uma mesma temporada.
1 - GP do Bahrein (2019)
2 - GP da China (2019)
3 - GP da Espanha (2019)
4 - GP do Canadá (2019)
5 - GP da Grã-Bretanha (2019)
6 - GP da Hungria (2019)
7 - GP da Rússia (2019)
1 - GP do México (2019)
17

Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior Honda promete mais potência para Red Bull nos últimos GPs da F1
Próximo artigo Mercedes foca no desenvolvimento do motor para 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros