Honda: acordo com RBR está em estágio igual à Sauber em 2017
Fabricante japonesa explica que situação ainda está em fase inicial, assim com vinha tendo com a Sauber antes do cancelamento da parceria, ainda no ano passado
O acordo de fornecimento de motor da Honda com a Red Bull para 2019 está no mesmo estágio que tinha com a Sauber antes de a parceria ser cancelada no ano passado.
A equipe austríaca estabeleceu um Memorando de Entendimento com a Honda, que é a mesma fase alcançada com a Sauber em 2017, pouco antes da anulação da parceria após mudança no comando do time suíço.
Diretor de automobilismo da Honda, Masashi Yamamoto disse: “O que primeiro discutimos e decidimos [com a Red Bull] é que iremos fornecer a unidade de potência.”
“Todos os detalhes referentes a contratos serão discutidos de agora em diante. Nos próximos meses, vamos entrar nos detalhes de todos os fatores do contrato.”
O desejo de trabalhar juntos entre Red Bull e Honda e a crença de que se trata da melhor opção para ambas as partes são fatores fundamentais, o que é improvável que mude nos próximos meses.
Isso torna a situação completamente diferente do acordo da Honda com a Sauber, o qual Frederic Vasseur teve como prioridade cancelá-lo após substituir a idealizadora do acordo, Monisha Kaltenborn.
A Sauber estava passando por mudanças significativas depois de um período de dificuldades e queria uma fornecedora estabelecida, que contava com outros usuários, o que permitiria que a equipe tivesse uma referência.
“Nós percebemos que havia diferenças ali”, disse Yamamoto. “Então, não é como se tivéssemos brigado ou coisa do tipo. Não houve discussão.”
“Nós decidimos que ambos queriam ter um passo à frente para o melhor para ambos. As coisas não estavam indo para esse caminho, então decidimos que não seria a melhor decisão continuarmos com o que tínhamos planejado.”
A Red Bull originalmente havia planejado tomar a decisão sobre a adoção ou não dos motores Honda antes do GP da Áustria, mas entende-se que ela adiantou a escolha após sofrer pressão de sua atual fornecedora, a Renault.
Isso fez com que a equipe decidisse e confirmasse o acordo com a Honda antes do GP da França, o que foi um desdobramento bastante repentino.
Quando a McLaren era equipe de fábrica da Honda, havia sido acordado o fornecimento de motor, apoio financeiro e um comprometimento para a busca de outros projetos técnicos.
Enquanto isso, o acordo com a Red Bull, assim como o da Toro Rosso, não será necessariamente idêntico, mas será uma mudança significativa de seu status de cliente que possui com a Renault.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.