Últimas notícias

Honda não quer "áreas obscuras" nos regulamentos de motor da F1

Fabricante gostaria que autoridades da categoria reprimissem ainda mais o potencial de interpretação nas regras de motor

Red Bull and Honda badges on the side of the Toro Rosso team truck

Red Bull and Honda badges on the side of the Toro Rosso team truck

Andrew Hone / Motorsport Images

A Honda voltou ao grid da Fórmula 1 em 2015, no segundo ano da era híbrida, mas sem reviver os grandes sucessos de outras épocas.

Parte da razão para não se aproximar da Mercedes e Ferrari, é a hesitação em explorar áreas cinzentas nas regras, como o caso da queima de óleo para aumentar potência.

O chefe de automobilismo da Honda, Masashi Yamamoto, disse ao Motorsport.com que, quando essa nova era começou, "todos estavam realmente interessados ​​em explorar todas as áreas obscuras, especialmente Ferrari e Mercedes".

"Nós, que chegamos mais tarde, então estávamos atrasados ​​do ponto de vista do conhecimento e da compreensão", disse ele.

"Então, o que a Honda pensa é que queremos eliminar todas essas áreas cinzas. Queremos que elas parem, nenhuma área obscura é a nossa esperança."

A FIA trabalhou para limitar a quantidade de óleo que as equipes estão autorizadas a queimar, e outras restrições também foram postas em prática para 2019, incluindo um novo regulamento que estipula que os times devem manter seus tanques de óleo vazios durante a classificação.

Yamamoto aceita que sempre haverá essas áreas cinzentas do regulamento porque, apesar de "as pessoas que fazem as regras serem especialistas", elas não possuem os detalhes e o conhecimento daqueles que fazem o trabalho do projeto do carro.

"Então, não podemos deixar ter áreas obscuras", admitiu Yamamoto. "Mas em termos de F1, sabemos que temos muitos especialistas dentro da FIA, e achamos que eles podem fazer melhores regulamentos para não ter áreas cinzentas.”

"Eles podem fazer um trabalho melhor do que agora."

O processo de queima de óleo era um impulso adicional relacionado ao desempenho de pico de velocidade.

Como a Honda cometeu erros fundamentais no desenvolvimento no início de seu retorno à F1, essas áreas cinzentas eram uma questão adicional, e não a causa de seus problemas iniciais.

"A razão pela qual poderíamos progredir é que escolhemos boas pessoas do lado de desenvolvimento de corridas e as trouxemos para a equipe de F1, [e] a qualidade madura de nossa fábrica", disse Yamamoto.

"A maior coisa é com certeza o aprendizado dos últimos três anos.

"Fizemos muitas tentativas e erros e estudamos muito isso. Agora, podemos dar alguns passos e isso pode acontecer no próximo ano."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Ligação entre Ferrari e Alfa Romeo “não é da minha conta”, diz chefe da Haas
Próximo artigo Patrocinador: Haas é superior a rivais diretos em muitos quesitos

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil