Honda: Red Bull não terá status de time de fábrica
Chefe da montadora diz que regulamento manda que mesmo motor seja fornecido a todas as equipes clientes, por isso nomenclatura “não faz sentido”
Apesar do novo acordo entre Honda e Red Bull para o fornecimento de motores a partir de 2019, a fabricante diz que não identificará o time austríaco ou a Toro Rosso como sua equipe de fábrica na Fórmula 1, porque "não faz sentido" atribuir rótulos aos seus clientes.
A Red Bull vai terminar sua parceria com sua fornecedora de longa data, a Renault, no final desta temporada para se juntar à sua equipe júnior, a Toro Rosso, com os motores Honda a partir de 2019.
A expectativa era que a Red Bull assumisse o status de equipe de fábrica, como a McLaren foi durante seus três anos com a Honda. No entanto, o chefe de automobilismo da fabricante disse que este não será o caso.
"Do ponto de vista de um fabricante, não faz sentido identificar qualquer equipe como de fábrica ou cliente, já que as regulamentações atuais nos obrigam a fornecer a mesma unidade de potência para todas as nossas equipes", disse o chefe de automobilismo da Honda, Masashi Yamamoto.
"Nesse sentido, este contrato coloca as três partes em uma posição igualitária.”
"Assim como foi o caso da Toro Rosso, sentimos um sincero respeito da Red Bull durante toda a conversa que levou a esse contrato.”
"Nós os apreciamos mostrando essa atitude mesmo depois de ver o nosso tempo difícil nos últimos três anos na F1."
O quarto lugar da Toro Rosso com Pierre Gasly no Bahrein no início deste ano deu à Honda o melhor resultado desde que retornou à F1 em 2015.
Embora a aliança Toro Rosso-Honda não tenha atingido o mesmo resultado desde então, o time marcou pontos em outros dois GPs e está à frente de ambas as equipes de clientes da Ferrari e da usuária de motores Mercedes, a Williams, no campeonato de construtores.
Yamamoto insistiu que "não haverá uma mudança na relação atual entre a Honda e a Toro Rosso" e disse que as notícias da Red Bull não vão distrair a Honda de suas metas de 2018.
"Esperamos transações mútuas entre as equipes e a Honda dentro dos regulamentos", disse ele.
"Foi um ótimo resultado ter terminado em quarto na segunda corrida, mas houve alguns altos e baixos depois disso.”
"É uma temporada muito interessante para os fãs, assim como para aqueles que trabalham no esporte, porque parece que o resultado dos pilotos do meio do grid varia dependendo da configuração do carro e das características das pistas.”
"Agora estamos trabalhando em um desenvolvimento para obter mais melhorias para desafiar resultados ainda melhores para o restante desta temporada."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.