Recomendado para você

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

WRC
WRC
Rally da Arábia Saudita
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson
F1: 'Palavras de Verstappen sobre aposentadoria devem ser levadas a sério', garante Marko

F1: 'Palavras de Verstappen sobre aposentadoria devem ser levadas a sério', garante Marko

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: 'Palavras de Verstappen sobre aposentadoria devem ser levadas a sério', garante Marko
Últimas notícias

Japoneses creem que Honda possa reviver dias de glória na F1

Kunihiko Akai, editor-chefe do Motorsport.com Japão, falou sobre o sentimento do país ao ver a marca tão respeitada sofrer no retorno à F1

McLaren and Honda team members in discussion
McLaren and Honda team members in discussion
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32

A Honda vem sofrendo em seu retorno à F1 na retomada do projeto com a McLaren, na busca de reviver os dias gloriosos, como há 30 anos, no período que teve Ayrton Senna e Alain Prost. Entre decepções e momentos de fúria via rádio de Fernando Alonso, o debate em torno do atual fracasso da montadora japonesa está presente em qualquer conversa sobre a categoria.

Para tentar trazer uma nova perspectiva sobre o tema, o Motorsport.com Brasil fez conexão com o Japão e conversou com Kunihiko Akai, editor-chefe do Motorsport.com Japão, para trazer um pouco sobre que o povo japonês pensa sobre a atual crise da Honda.

"Nós, japoneses, tínhamos uma enorme expectativa pelo projeto McLaren/Honda na F1, porque todos nós vimos os dias gloriosos que as duas marcas tiveram no período de Ayrton Senna", disse Akai.

"No entanto, também sabemos que a F1 mudou muito desde esse período e não seria uma tarefa fácil alcançar resultados semelhantes que eles gostariam. Mas ainda esperamos esse sucesso, porque a McLaren é uma das melhores equipes e a Honda tem recursos e tecnologia que acreditamos."

Entre Williams, Lotus e McLaren, a Honda contabiliza 69 vitórias no mundial, além de cinco títulos, durante os anos 1980 e início dos 1990, sendo um deles com a Williams de Nelson Piquet, em 1987. Será que tamanho sucesso fez com que o clima na fábrica fosse de soberba nesse retorno à F1?

"Uma coisa boa é que a Honda jogou fora seu orgulho. Eles convidaram Mario Ilien para melhorar o desempenho da unidade de potência. Este é um bom sinal de que a Honda percebeu a dificuldade da F1 atual e esperamos que isso os ajude."

"A Honda acreditava que poderiam fazer tudo sozinhos, mas foram forçados a abrir os olhos de que não são os todo-poderosos."

"Achávamos que a Honda tinha soberba, mas hoje eles não têm. Atualmente eles sofrem na pista e isso significa que ninguém tem isso na empresa. Sim, eles tinham, mas era uma ilusão que Senna nos proporcionou com os bons resultados."

Outro aspecto importante é se o fracasso atual pode influenciar no mercado automotivo. Quanto a isso, Akai é taxativo.

"Não. Isso é uma coisa diferente. O cliente não é tão simples como você pensa e o mercado não é tão simples como já foi. No entanto, a Honda entende que suas atividades na F1 mantém a notoriedade da marca com alta tecnologia, mas os resultados ruins na F1 refletem uma situação oposta." 

Ao final, o editor também duvida de que os problemas da McLaren seja somente quanto à unidade de potência.

"Não falam sobre a fraqueza da McLaren. A imprensa internacional fala apenas nos problemas da Honda. Quem sabe se o chassi da McLaren é bom ou ruim?", disse quando perguntado sobre se havia algo que a imprensa da Europa e América não abordava com tanto interesse.

Artigo anterior Hamilton espera ter deixado início inconstante para trás
Próximo artigo Magnussen: Tenho certeza que Vandoorne pode ser melhor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros