Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Últimas notícias

Japoneses creem que Honda possa reviver dias de glória na F1

Kunihiko Akai, editor-chefe do Motorsport.com Japão, falou sobre o sentimento do país ao ver a marca tão respeitada sofrer no retorno à F1

McLaren and Honda team members in discussion
McLaren and Honda team members in discussion
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32

A Honda vem sofrendo em seu retorno à F1 na retomada do projeto com a McLaren, na busca de reviver os dias gloriosos, como há 30 anos, no período que teve Ayrton Senna e Alain Prost. Entre decepções e momentos de fúria via rádio de Fernando Alonso, o debate em torno do atual fracasso da montadora japonesa está presente em qualquer conversa sobre a categoria.

Para tentar trazer uma nova perspectiva sobre o tema, o Motorsport.com Brasil fez conexão com o Japão e conversou com Kunihiko Akai, editor-chefe do Motorsport.com Japão, para trazer um pouco sobre que o povo japonês pensa sobre a atual crise da Honda.

"Nós, japoneses, tínhamos uma enorme expectativa pelo projeto McLaren/Honda na F1, porque todos nós vimos os dias gloriosos que as duas marcas tiveram no período de Ayrton Senna", disse Akai.

"No entanto, também sabemos que a F1 mudou muito desde esse período e não seria uma tarefa fácil alcançar resultados semelhantes que eles gostariam. Mas ainda esperamos esse sucesso, porque a McLaren é uma das melhores equipes e a Honda tem recursos e tecnologia que acreditamos."

Entre Williams, Lotus e McLaren, a Honda contabiliza 69 vitórias no mundial, além de cinco títulos, durante os anos 1980 e início dos 1990, sendo um deles com a Williams de Nelson Piquet, em 1987. Será que tamanho sucesso fez com que o clima na fábrica fosse de soberba nesse retorno à F1?

"Uma coisa boa é que a Honda jogou fora seu orgulho. Eles convidaram Mario Ilien para melhorar o desempenho da unidade de potência. Este é um bom sinal de que a Honda percebeu a dificuldade da F1 atual e esperamos que isso os ajude."

"A Honda acreditava que poderiam fazer tudo sozinhos, mas foram forçados a abrir os olhos de que não são os todo-poderosos."

"Achávamos que a Honda tinha soberba, mas hoje eles não têm. Atualmente eles sofrem na pista e isso significa que ninguém tem isso na empresa. Sim, eles tinham, mas era uma ilusão que Senna nos proporcionou com os bons resultados."

Outro aspecto importante é se o fracasso atual pode influenciar no mercado automotivo. Quanto a isso, Akai é taxativo.

"Não. Isso é uma coisa diferente. O cliente não é tão simples como você pensa e o mercado não é tão simples como já foi. No entanto, a Honda entende que suas atividades na F1 mantém a notoriedade da marca com alta tecnologia, mas os resultados ruins na F1 refletem uma situação oposta." 

Ao final, o editor também duvida de que os problemas da McLaren seja somente quanto à unidade de potência.

"Não falam sobre a fraqueza da McLaren. A imprensa internacional fala apenas nos problemas da Honda. Quem sabe se o chassi da McLaren é bom ou ruim?", disse quando perguntado sobre se havia algo que a imprensa da Europa e América não abordava com tanto interesse.

Artigo anterior Hamilton espera ter deixado início inconstante para trás
Próximo artigo Magnussen: Tenho certeza que Vandoorne pode ser melhor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros