Últimas notícias

John Surtees é condecorado por carreira no automobilismo

John Surtees agora é um "Comandante da Ordem do Império Britânico"

John Surtees - Ferrari 158
John Surtees
John Surtees - Ferrari 158
John Surtees,

John Surtees, o único homem a vencer campeonatos mundiais em duas e quatro rodas, entrou na lista de Honras do Ano Novo no Reino Unido pelos serviços prestados ao automobilismo.

O prêmio é concedido em nome da monarca britânica reinante, a rainha Elizabeth II, e Surtees é agora um "Comandante da Ordem do Império Britânico" (CBE).

Surtees, 81, teve uma carreira meteórica no motociclismo com 38 vitórias no cenário internacional, conquistando o título das 500cc (agora MotoGP) em quatro ocasiões, entre 1956 e 1960, bem como três campeonatos 350cc e seis Isle of Man TT.

Ele mudou para os carros em 1960 - mesmo ainda ganhando muitas corridas de motos naquele ano - e continuou o seu recorde fenomenal de sucessos em quatro rodas.

Sua primeira de seis vitórias em GPs veio em Nurburgring, em 1963, mas a sua maior glória foi a conquista da Fórmula 1 em 1964 com a Ferrari.

Surtees, em seguida, se recuperou de um acidente em carro esportivo sofrido em Mosport Park, no Canadá, em 1965 (devido a uma falha de suspensão em seu Lola) para ganhar o temível Can-Am série, um ano depois.

Embora ilustre por suas realizações na moto e na Fórmula 1, Surtees também foi brilhante nos carros esportivos, ganhando as 12 horas de Sebring em 1963, os 1000 km de Nurburgring duas vezes e o Monza 1000 km.

Em 1967, após ter se separado da Ferrari de forma melodramática no ano anterior, Surtees, correndo pela Honda, conquistou a segunda vitória desta fabricante em um GP da F1, justamente na Itália, sendo esta a sua última vitoria na F1.

Surtees fundou e dirigiu sua própria equipe de corrida em 1970, enquanto se aposentava da pilotagem - só ocorrida em 1972 - ele levou seu espírito tenaz para funcionar dentro de sua nova atividade.

Mike Hailwood ganhou o título da Fórmula 2 de 1972 para o Team Surtees, mas a equipe foi dissolvida em 1978 devido à falta de financiamento e problemas de saúde de John.

Surtees permaneceu ativo no esporte através de seu filho Henry, que morreu tragicamente em uma corrida da FIA F2 em Brands Hatch, em 2009. Desde então, John manteve a memória de Henry viva através de seu trabalho de caridade incansável com a Fundação Henry Surtees.

Já um MBE por suas conquistas nas corridas de moto em 1959, Surtees recebeu um OBE em 2008.

Agora, como um CBE, ele é o mais velho campeã vivo das 500cc/MotoGP e da Fórmula 1 e, sem dúvida, um dos maiores talentos que apareceram nos grids - seja nos de duas ou de quatro rodas.

In this article
Charles Bradley
Fórmula 1
John Surtees
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Merhi quer ser pago e mira ser piloto reserva de equipe top
Próximo artigo Brawn: Schumacher foi fundamental para sucesso da Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros