Jornal diz que Honda estaria investindo R$ 600 milhões para vencer mundial em 2020
De acordo com publicação italiana, este seria o valor que a fabricante japonesa estaria gastando para ser campeã na F1 com Verstappen e Red Bull
De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal italiano Gazzeta dello Sport, a Honda estaria investindo pesado para produzir um motor mais potente e confiável do que das rivais Ferrari, Mercedes e Renault.
As declarações chegam pouco após as críticas de Jos Verstappen, pai do piloto da Red Bull, Max Verstappen, que afirmou que não vê a Red Bull sendo capaz de competir pelo título em 2020, segundo ele "a equipe realmente precisa mudar as coisas e fazer tudo funcionar, do contrário o próximo ano também estará perdido".
Cobrança e respostas
Logo após a cobrança do pai de Verstappen, a Honda atendeu a um pedido do chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner e apresentou ao piloto um panorama de como está o desenvolvimento do motor para os próximos anos.
Masashi Yamamoto, diretor de operações da Honda, revelou ao site Race Fans que "Max queria que explicássemos quais são nossos planos para o futuro. Explicamos tudo para ele, e sua resposta foi que a Honda cumpriu a promessa até agora. Verstappen reafirmou sua confiança. Ele quer vencer as 21 corridas".
A fala parece ir de encontro com a afirmação do jornal italiano de que a Honda estaria investindo 140 milhões de euros (cerca de R$ 600 milhões) para conquistar o título de 2020. Ainda de acordo com a publicação, a Honda contratou centenas de pessoas nos últimos dois anos, passando de 250 para 450 trabalhando no projeto da F1.
Investimento para alcançar títulos
Ao jornal espanhol AS, o diretor da Honda na F1, Toyoharu Tanabe, detalhou um pouco mais como é a cooperação da fabricante com a Red Bull e de quais são os objetivos da marca.
Respondendo a uma pergunta sobre o desempenho dos motores japoneses, Tanabe disse: As outras fabricantes ainda têm uma vantagem sobre nós. Especialmente vendo os resultados recentes, a Ferrari tem sido muito mais forte que nós".
"Mas, em nossa opinião, do nosso plano de desenvolvimento, podemos dizer que nossa especificação mais recente funciona conforme o esperado. Ao mesmo tempo, devemos continuar trabalhando duro para alcançar aqueles que estão à frente".
O japonês também destacou a boa relação da marca com a equipe austríaca, para a qual passaram a fornecer motores em 2019 depois de já ter fornecido para a Toro Rosso no ano anterior.
"Sabemos perfeitamente o que devemos fazer e nos entendemos bem, tanto no aspecto do chassi quanto na unidade de potência. Podemos discutir adequadamente, juntos, e é por isso que estamos tão à vontade trabalhando com eles. Nossas equipes de projeto trabalham próximas. A divisão Red Bull Technologies é o elo entre Honda, Red Bull Racing e Toro Rosso.
O pesado investimento pode significar que a fabricante precise aumentar as receitas, algo que seria possível se a marca passar a fornecer motores a outra equipe. Sobre isso, o japonês disse que: "Não tenho resposta ainda, mas estamos discutindo isso".
Comparação com tempos de McLaren
Fernando Alonso abandona corrida após falha no motor
Photo by: XPB Images
Questionado pelo jornal espanhol sobre o motivo de tudo estar funcionando bem com a Red Bull após anos de uma parceria infrutífera e cheia de complicações com a McLaren, que chegou ao ponto de Fernando Alonso dizer que o propulsor Honda era igual a um "motor de GP2", o dirigente destacou o tempo necessário para ajustar o projeto.
"Demora um certo tempo. Não sei dizer os motivos porque não trabalhei com a McLaren e não posso afirmar nada. De qualquer forma, e essa é minha opinião pessoal sobre o assunto, enfatizo que com a Red Bull nosso objetivo é o mesmo".
"Compartilhamos o desejo de vencer e discutimos muito para tornar isso possível, e ambos estamos trabalhando duro para alcançar esse objetivo. Conversamos como podemos melhorar, e essa combinação é o que gera um bom ambiente de trabalho".
Além disso, Tanabe valorizou o quanto o aprendizado acumulado nos três anos da parceria com a equipe britânica ajudou no desenvolvimento da unidade de potência atual.
"Como vocês sabem, tivemos muitos problemas no passado. Tentamos melhorar a confiabilidade a partir do aprendizado e do conhecimento do programa passado, acumulando experiência".
"Precisamos encontrar um equilíbrio entre desempenho e confiabilidade. Demorou algum tempo - levou alguns anos - mas agora atingimos um nível em que podemos operar nossa unidade de energia em condições de confiabilidade".
Evento especial com Verstappen
A Honda levou o piloto holandês ao seu circuito privado em Tochigi para dar algumas voltas com o carro RA272, com o qual Richie Ginther conquistou a primeira vitória da marca na Fórmula 1, no GP do México de 1965. Veja as imagens do teste:
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