Kubica: “Estou totalmente familiarizado com o carro”
Polonês completou teste da Hungria com a Williams e, depois de rodar no mesmo palco em 2017, diz que se sente totalmente em sintonia com o carro
Robert Kubica fez sua estreia ao volante da nova geração de carros da Fórmula 1 no teste pós-GP da Hungria de 2017 com a Renault. O polonês surpreendeu e seu nome apareceu nas especulações para 2018, embora a equipe francesa acabou contratando carlos Sainz e o Polonês passou a ser objetivo da Williams.
A equipe britânica organizou um teste privado para avaliar Kubica, que teve um teste "bem-sucedido", mas foi finalmente declarado "inapto" e a Williams optou por Sergey Sirotkin para parceiro de Lance Stroll. Kubica, no entanto, foi contratado como piloto de desenvolvimento e desempenhou parte da pré-temporada, além de vários treinos livres.
Na Hungria pôde comparar seu desempenho que teve na mesma pista em 2017. Quando perguntado sobre seus sentimentos, ele disse: "Pessoalmente, a sensação foi muito boa, 12 meses atrás, eu estava aqui com a Renault na minha estreia em um carro desta geração, e depois de um ano posso dizer que tudo se tornou mais fácil".
"Em 2017 tudo era novo, havia muitos aspectos de funcionamento do carro com o qual eu tive que me familiarizar porque esta geração de carros é muito diferente da anterior. Agora tudo está mais fácil e, obviamente, eu tenho mais confiança."
Kubica foi o sexto no teste liderado por George Russell, deu 103 voltas e resumiu o teste: "Está tudo bem, eu me senti bem no carro. Temos completado um programa que incluía uma coleção de dados orientados ao trabalho do projeto 2018, mas também muitos testes para o carro do próximo ano".
Quando recordou que foi mais rápido que os pilotos da Williams no GP da Hungria no último final de semana, ele minimizou a conquista: "A pista estava melhor, e não importa, não são comparações significativas".
Finalmente, não pôde dizer muito sobre o novo desenho das asas de 2019 que testou com sua equipe: "São... maiores, mas é muito cedo para dizer mais. Foi um trabalho importante em termos de aerodinâmica, é necessário informações importantes para o carro de 2019, como a mudança no fluxo de ar que vai para a traseira."
Robert Kubica, de 33 anos, retornará à Williams nos testes do final da temporada em Abu Dhabi.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.