Durante o GP do México de Fórmula 1, o piloto da Toro Rosso Daniil Kvyat empurrou a Renault de Nico Hulkenberg em direção às barreiras de proteção, enquanto disputava o nono lugar com o alemão na curva 16.
Embora o russo tenha recebido a bandeira quadriculada na nona posição, ele foi rebaixado para o 11º após uma rápida penalidade logo após a corrida, com seu companheiro de equipe Pierre Gasly e Hulkenberg como os principais beneficidos.
Falando ao Motorsport.com após a corrida, Kvyat argumentou que o veredicto violava a política de permitir que os pilotos competissem com mais força, reduzindo as punições impostas como resultado de disputas roda a roda.
"Não quero falar muito, porque ainda estou muito chateado e, como piloto de corridas, não concordo com isso, porque nos disseram que poderíamos competir, que tínhamos permissão para fazê-lo. Estão matando o esporte", disse Kvyat.
"Obviamente, Nico estava se defendendo, eu estava atacando e houve um acidente, mas você sabe, essas coisas acontecem, especialmente na última curva da última volta”.
"Acho que as pessoas gostam de ver algumas corridas desse tipo, e se nos penalizam por isso... simplesmente matam o esporte, e sim, eu não gosto do que os comissários fazem às vezes."
Kvyat criticou abertamente a administração da F1 no passado, chamando o processo de "circo estúpido" em 2017.
Quando perguntado sobre o veredicto do enfrentamento de Kvyat com Hulkenberg no GP do México, o diretor de corridas da F1, Michael Mais, disse que os comissários haviam indicado que o incidente "não poderia ter sido mais branco ou preto".
Hulkenberg, que recebeu a bandeira quadriculada com seu carro danificado e acabou salvando um ponto, disse que não podia culpar Kvyat por tentar a manobra, mas acreditava que deixou claro que seu rival estava errado.
"Embora obviamente ele seja culpado, deixei muito espaço, mas ele me deu um empurrãozinho no pneu traseiro e isso já é necessário para rodar o carro", disse Hulkenberg.
"É uma corrida e, como piloto, você também é obrigado a tentar, então não posso culpa-lo, é apenas uma corrida".
"Mas, claro, é preciso tentar fazê-lo o mais limpo possível, sem bater e sem empurrar os carros contra o muro".
No dia anterior, durante o treino classificatório, o holandês Max Verstappen, que substituiu Kvyat na Red Bull em 2016, foi punido. O piloto desrespeitou bandeira amarela ocasionada pela batida de Valtteri Bottas, finlandês da Mercedes, e perdeu a pole position.
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Verstappen, vitorioso em grandes corridas
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e raros lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.
As coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês.
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado às boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.
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