Leclerc admite que falta de ritmo da Ferrari em Suzuka é uma surpresa
Em busca de sua quinta pole consecutiva, piloto monegasco está preocupado com o time de Maranello
Charles Leclerc disse que "foi uma surpresa" ver a Ferrari fora do ritmo durante as atividades da Fórmula 1 na sexta-feira em Suzuka. Apesar de uma melhora tardia no segundo treino livre para o GP do Japão, Leclerc foi apenas o quarto no final do dia, ficando atrás da Mercedes de Valtteri Bottas por 0s356.
"Acho que aproveitamos ao máximo o dia, mas parece que estamos perdendo ritmo neste fim de semana, o que é uma surpresa", disse Leclerc. "Fomos muito fortes nas últimas quatro corridas, então esperávamos ser muito bons aqui também".
Leia também:
"As simulações de corrida não foram ótimas em comparação com a Mercedes. Acho que estávamos bem em comparação com a Red Bull, mais ou menos a mesma coisa - preciso verificar os dados, não verifiquei tudo".
"Com pouco combustível, parece que estamos com um ritmo aquém neste momento, então precisamos trabalhar nisso e tentar entender o porquê. O carro não está mal, o equilíbrio é bom, mas parece que talvez não tenhamos um pouco de aderência geral".
Leclerc calculou que os resultados do TL2 eram "mais ou menos a imagem real do fim de semana". O diagnóstico pode ser alarmante para a Ferrari, já que a F1 declarou que a sessão pode definir o grid da corrida, caso a qualificação – já adiada para domingo – não ocorra por causa do tufão Hagibis.
Questionado se a Ferrari poderia fazer grandes progressos mesmo sem os treinos de sábado, cancelados em função do fenômeno meteorológico, Leclerc disse: "Vai ser difícil. Mas acredito que não pilotei muito bem hoje, então preciso trabalhar em mim mesmo primeiro”.
"Temos algumas mudanças de configuração para fazer no carro e, esperançosamente, juntando tudo, daremos um passo adiante", disse o monegasco, que busca sua quinta pole consecutiva no Japão.
Seu companheiro Sebastian Vettel, que pegou tráfego em sua última tentativa no TL2 e acabou a dois décimos do outro carro da Ferrari, disse que a equipe "não está tão ruim quanto você imagina", mas adotou discurso parecido com o de Leclerc.
"Acho que estávamos bem, talvez apenas com pouco ritmo geral", disse. "Acho que havia um pouco de margem, não era o dia perfeito para nós, então há um pouco mais a tirar do carro. Mas é preciso ser honesto, e a Mercedes foi muito rápida toda vez que foi à pista”.
"Além disso, parecia um pouco mais confortável para a Red Bull aqui. Portanto, será apertado e acho que as duas equipes estarão muito fortes no domingo de manhã também”, disse o alemão, mencionando o treino classificatório a ser realizado antes da corrida.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Vettel x Leclerc
O podcast Motorsport.com Brasil posterior ao GP da Rússia debateu se a Ferrari vai conseguir controlar os ânimos da dupla atual. O que você pensa do tema? Clique e ouça a opinião dos nossos especialistas.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Ocon revela a maior lição que teve com Hamilton na Mercedes
Sette Câmara é anunciado como piloto reserva de Red Bull e AlphaTauri na F1
Sette Câmara é segundo em teste na Fórmula E; Nick Cassidy lidera
Vettel e Mick Schumacher se unirão para Corrida dos Campeões em 2025
F1 - Marko descarta possível retorno de Vettel: "Ele está fora há muito tempo"
F1: Marko revela se Red Bull está interessada em Russell para 2026
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
F1 - Komatsu: "Todos são contra" ajuste do teto de gastos para Audi em 2026
F1: Pérez exige R$116 milhões da Red Bull em caso de demissão antes de 2026
F1: Tsunoda afirma que continuará "destruindo" companheiros de equipe para subir à Red Bull
F1 - Piastri revela "esperança" para 2025: "Objetivo principal será o campeonato"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.