Mais uma vez, pneus são decisivos
Relação dos compostos utilizados por cada piloto revela pulo do gato de estratégia de Webber: largar de pneus duros
O consumo de pneus e a estratégia foram um capítulo à parte do GP da China do último domingo. A prova, decidida muito em função dos diferentes caminhos escolhidos por Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, somou 54 paradas.
Apenas Webber largou com os pneus duros, para se livrar o mais rápidamente possível – e enquanto estava no tráfego – deles. Foram apenas dez voltas completadas com o composto, o que só foi conseguido porque como o australiano, que largou em 18º, participou apenas da primeira parte da classificação, tinha à disposição três jogos de pneus macios completamente novos, enquanto praticamente toda a concorrência havia dado ao menos três voltas com os jogos mais rápidos disponíveis – no tototal, são três duros e três moles, a serem distribuídos entre o sábado e o domingo. Andando bem mais forte que os rivais no final da corrida, Webber foi o terceiro colocado.
A maioria das equipes optou por parar duas vezes, o que acabou se mostrando menos efetivo, tendo em vista que quatro entre os cinco primeiros visitaram os boxes por três vezes cada.
Mesmo não tendo funcionado à perfeição, a estratégia de dois pit stops só foi possível graças a uma maior durabilidade dos pneus duros em relação à Malásia. Vários pilotos completaram mais de 20 voltas com o composto.
O único piloto a arriscar apenas uma parada foi o indiano da Hispania Narain Karthikeyan. O piloto terminou a corrida em último lugar, colado em seu companheiro Vitantonio Liuzzi, ainda que o italiano tenha feito duas paradas a mais, contando o drive through por ter queimado a largada.
Pitstops do GP da China
Hamilton M M (15) M (25) D (38) 3
Vettel M M (14) D (31) 2
Webber D M (10) M (25) M (40) 3
Button M M (14) M (24) D (37) 3
Rosberg M M (12) M (25) D (39) 3
Massa M M (15) D (33) 2
Alonso M M (16) D (32) 2
Schumacher M M (10) M (26) D (39) 3
Petrov M M (17) D (37) 2
Kobayashi M M (14) D (30) 2
Di Resta M M (11) D (32) 2
Heidfeld M M (18) D (30) 2
Barrichello M M (16) D (35) 2
Buemi M D (12) D (16) D (33) 3
Sutil M M (15) D (30) M (47) 3
Kovalainen M M (19) D (40) 2
Perez M M (16) D (36) DT* (48) DT* (50) 4
Maldonado M M (10) D (25) D (40) 3
Trulli M M (20) D (42) 2
D’Ambrosio M M (20) D (34) 2
Glock M M (16) M (28) D (39) 3
Liuzzi M DT* (9) D (21) M (45) 3
Karthikeyan M D (23) 1
Alguersuari M M (9) 1
M = pneu macio
D = pneu duro
*DT = drive through
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.