Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Entrevista

Massa: Leclerc demonstrou ser o futuro e Vettel "será analisado"

Felipe Massa opinou que Charles Leclerc "já demonstrou ser o futuro para a Ferrari" e que Sebastian Vettel será "analisado" pela equipe italiana durante a temporada de 2020

Sebastian Vettel, Ferrari, congratulates Charles Leclerc, Ferrari, on securing pole

A Ferrari surpreendeu o mundo do automobilismo ao anunciar, pouco antes do Natal, a renovação de Charles Leclerc, com um contrato extenso, mantendo o piloto com a equipe italiana até o final da temporada de 2024. Do outro lado, o tetracampeão Sebastian Vettel tem um contrato que se encerra ao final da temporada de 2020.

Leclerc teve uma temporada de estreia sólida com a Ferrari em 2019, conquistando sua primeira pole e ficando perto da vitória já em sua segunda prova, no GP do Bahrein. Ao longo do ano ainda conseguiu duas vitórias (Spa e Monza, ambas com Lewis Hamilton em segundo) e um total de ste pole positions, mais que qualquer piloto no ano, terminando a frente de Vettel no mundial de construtores.

O editor recomenda:

Massa, que conhece muito bem os corredores de Maranello, tendo sido piloto de testes da Ferrari e logo em seguida piloto titular da equipe entre 2006 e 2013, foi entrevistado pelo Motorsport.com sobre sua opinião quanto à renovação antecipada de Leclerc enquanto Vettel começa a temporada sem um contrato para o ano seguinte.

"Penso que essa temporada mostrará a direção que a Ferrari tomará para o futuro. Charles já demonstrou ser o futuro para a Ferrari, demonstrou ser um piloto que tem cinco anos de contrato adiante", afirmou o brasileiro.

"Isso justifica ele ter ao final um contrato longo. Já Sebastian penso que neste ano a Ferrari vai analisá-lo e verá se o mantém para 2021 ou não. Temos que esperar que a temporada comece e entender como que se moverão as coisas para os próximos anos", analisou o atual piloto da Venturi na Fórmula E.

Perguntado se estabilidade no regulamento que a Fórmula 1 terá em 2020 levará a uma aproximação entre as equipes, Massa respondeu: "Não, não é fácil. Talvez seja um pouco mais complicado para algumas equipes, não a Ferrari, talvez para a Red Bull, mas as outras equipes teriam que dar um grande passo a frente, e sabemos o quão difícil isso é na Fórmula 1.

Assim, o que vamos ver no final é Mercedes, Ferrari e Red Bull lutando, enquanto os outros vão estar sempre em uma grande briga entre eles. Realmente não acho que as coisas vão mudar e realmente espero que a diferença entre as três equipes da frente seja menor, assim podemos ver mais pilotos ganhando. É isso que os fãs querem ver", finalizou.

GALERIA: Relembre a carreira meteórica de Leclerc

Primórdios da carreira: kart
Leclerc foi campeão no Mundial CIK-FIA KF3 em 2011, divisão júnior da categoria. Mais tarde, ele foi vice-campeão no CIK-FIA World KZ, perdendo o título para ninguém menos que Max Verstappen.
Forte amizade com Bianchi
Jules Bianchi e Charles Leclerc eram amigos desde a infância. O monegasco viu o amigo sofrer um acidente no GP do Japão de 2014 que resultou na morte do francês. Um duro golpe para o jovem piloto.
2014 - Fórmula Renault 2.0
Naquela temporada o monegasco disputou a 2.0 Alpes, onde foi vice campeão, e ainda fez algumas provas na Eurocup 2.0. Correu pela Fortec em ambas.
2015 - Fórmula 3 Europa e GP de Macau
Charles Leclerc foi quarto colocado no campeonado e vice-campeão na importante corrida realizada anualmente na Ásia. Neste ano ele pilotou pela Van Amersfoort.
2015 - Fórmula 3 Europa e GP de Macau
Leclerc foi o melhor entre os pilotos que ficaram atrás das 'gigantes da base', Prema e Carlin. O campeonato foi vencido por Felix Rosenqvist e Antonio Giovinazzi foi o vice.
2016 - Campeão da GP3
O monegasco disputou seu primeiro campeonato por uma das equipes dominantes das categorias inferiores, faturando o título depois de bater o rival Alexander Albon no campeonato.
2017 - Título na Fórmula 2
Pilotando pela Prema, já de olho na F1, Leclerc venceu o campeonato da F2 com sete vitórias e oito poles em 22 corridas. Naquele ano, Leclerc sofreu outro duro golpe da vida, a perda do pai, que faleceu pouco antes da conquista do título.
2017 - Título na Fórmula 2
Ao fim da temporada, Leclerc foi procurado pela Sauber, que já estava sob influência da Ferrari/ Alfa Romeo, que apoiavam a carreira do piloto.
2018 - Destaques na Sauber
Leclerc sofreu para se encontrar logo no início da temporada de estreia na F1, mas no GP de Baku, no Azerbaijão, o piloto se encontrou e alcançou um sexto lugar, dando início a uma temporada de destaque.
2018 - Destaques na Sauber
Depois de pontuar dez vezes no ano, Leclerc terminou o ano com 39 pontos, contra 9 de Marcus Ericsson, o que lhe garantiu uma oferta para dar um salto na carreira ao assinar com a Ferrari.
2019 - Início de uma era na Ferrari
Logo em sua segunda corrida pela equipe italiana, no Bahrein, o jovem Leclerc mostrou a que veio, conquistando a pole e liderando boa parte da corrida. Nas últimas voltas, uma falha no motor da Ferrari fez o monegasco cair para a terceira posição, seu primeiro pódio.
2019 - Primeira vitória em um fim de semana infeliz
Leclerc dominou o companheiro, Sebastian Vettel, e os demais rivais para faturar a primeira vitória de sua carreira. No entanto, o acidente fatal de Anthoine Hubert na F2 no dia anteior à corrida, acabou trazendo um clima pesado ao fim de semana.
2019 - Primeira vitória em um fim de semana infeliz
Leclerc, que era próximo de Hubert, dedicou a vitória ao amigo.
2019 - Consagração em frente aos Tifosi
Em Monza, Leclerc conquistou o maior feito de sua carreira até aqui. Fez a pole, segurou os ataques do pentacampeão Lewis Hamilton ao longo da corrida e venceu em frente a legião de fãs da Ferrari.
2019 - Consagração em frente aos Tifosi
A vitória na Itália, casa da Ferrari, elevou Leclerc ao patamar de ídolo para os fãs da marca e entusiastas da Fórmula 1.
15
Artigo anterior F1 muda o formato do fim de semana de corrida a partir de 2021; entenda como ficou
Próximo artigo F1 e MotoGP terão recorde de datas conflitantes em 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros