Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Massa: "O correto era cancelar o resultado" do GP de Singapura de 2008

"E tinha uma lei que dizia que, quando mudava o ano, o resultado não tinha como mudar. Advogados falando... Muito triste, porque no final é uma injustiça"

Felipe Massa, Scuderia Ferrari, Bernie Ecclestone

Vice-campeão da Fórmula 1 pela Ferrari em 2008, quando o inglês Lewis Hamilton foi o vencedor da temporada pela McLaren, Felipe Massa falou sobre o episódio mais polêmico daquele ano ao Flow Podcast, do qual foi um dos convidados nesta segunda-feira, ao lado de outros dois pilotos icônicos do Brasil: Rubens Barrichello e Tony Kanaan. Trata-se do GP de Singapura, vencido pelo espanhol Fernando Alonso, então competidor da Renault, após 'esquema' orquestrado pela equipe.

Na ocasião, o chefe do time francês, Flavio Briatore, coagiu o outro piloto da escuderia, o brasileiro Nelsinho Piquet, a bater de propósito para beneficiar Alonso, escândalo que ficou conhecido como 'Crashgate'. Em meio à sequência de eventos orquestrada pelo dirigente italiano, Massa liderava e acabou prejudicado, 'perdendo terreno' na briga com Hamilton pelo título, além de a própria Ferrari ter errado em pit stop de Felipe na prova de Marina Bay. O caso só viria à tona no meio de 2009.

O editor recomenda:

No fim, Lewis foi campeão na última curva de 2008, em Interlagos, batendo Massa por só um ponto. E, recentemente, o então chefão da F1, Bernie Ecclestone, revelou que ficou sabendo do caso já em 2008... Além dele, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley.

“Naquela época, havia uma regra de que a classificação do campeonato era intocável após a cerimônia de premiação da FIA no final do ano. Então, Hamilton foi presenteado com a taça e estava tudo bem”, disse o inglês de 92 anos, para o qual Massa foi "roubado", ao F1-Insider.

Agora, ao Flow, Massa comentou sobre Singapura-2008. "Ganhei a última corrida em Interlagos, disputando título... Perdi [o título] na última curva, como todo mundo sabe. E aí, no ano seguinte, o Nelsinho 'veio' e falou que tinha batido por querer", relembrou Felipe.

"Só que o correto era cancelar o resultado da corrida, porque é uma corrida [em que] foi roubado o resultado. E tinha uma lei que dizia que, quando mudava o ano, o resultado não tinha como mudar. Advogados falando... Muito triste, porque no final é uma injustiça. Você sabe que aconteceu uma sacanagem, né? E aí passou o tempo, tá, beleza... 15 anos depois, o Bernie Ecclestone faz uma entrevista".

"A pergunta era: 'o que você acha do Hamilton e do Schumacher, que são os dois maiores campeões da F1?'. Ele fala assim: 'Não, para mim, é o Schumacher [o maior campeão]. O Hamilton, pra mim, não tem o mesmo número de títulos igual o Schumacher porque em 2008 a gente (Ecclestone e Max Mosley, então presidente da FIA) descobriu [o 'Crashgate'] e resolvemos ficar quietos para não sujar o nome da F1 até mudar o ano. E aí, quando mudou o ano, de repente [os jornalistas] descobriram [o 'Crashgate'] no meio de 2009. Então, a gente (Ecclestone e Mosley) descobriu em dois meses e ficamos quietos para não sujar o nome da F1, então, para mim, aquele título é do Felipe Massa'."

Veja o trecho a seguir, aproximadamente a partir da terceira hora do programa:

Cléber Machado revela como seria famosa narração com vitória de Barrichello

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Podcast #223 – Treinos que valem pontos? F1 vai longe demais com entretenimento?
Próximo artigo F1 - Jordan sobre Alonso: “É o único culpado por não ter mais títulos”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros