McLaren: Guiada de categorias menores atrapalha Vandoorne
Para chefe da equipe, piloto belga está com dificuldades de se adaptar às mudanças corriqueiras do carro da F1
A McLaren acredita que o início difícil de Stoffel Vandoorne na Fórmula 1 seja uma consequência de sua boa forma nas categorias menores. Antes de ir para a F1, Vandoorne ganhou títulos na Fórmula 4, na Fórmula Renault 2.0 e na GP2, além de vencer várias corridas na Fórmula Renault 3.5 e na Super Fórmula japonesa.
Ao contrário da Fórmula 1, essas categorias usam uma única marca de chassi, e a McLaren acredita que o estilo de condução que o serviu tão bem naquelas categorias atualmente prejudica Vandoorne na F1.
"Quando você vem desses tipos de categorias júniores, é o mesmo carro para todos, então você tem um estilo de pilotagem que você desenvolve em torno desses carros para dirigi-los", explicou Eric Boullier, chefe da McLaren.
"Na Fórmula 1 é diferente. Todos os fins de semana trazemos nova asa dianteira, uma nova carroceria, nova asa traseira ou um assoalho novo, de modo que o equilíbrio do carro muda muito.”
"Durante sua carreira jovem você guiava o carro de uma maneira, na Fórmula 1 você tem que ser um pouco mais flexível e isso vem apenas com a experiência.”
"Ele está aprendendo. A equipe tem que trabalhar no chassi, configurando ele para o estilo de condução dele, porque cada piloto tem um estilo natural. Ele está se afastando disso, tentando dirigir de maneira diferente."
A McLaren convocou Vandoorne para o seu QG em Woking antes do GP de Mônaco, e a forma do belga melhorou depois que ele realizou uma rodada de conversas com seu grupo de engenharia para comunicar suas necessidades.
O piloto belga foi para o Q3 pela primeira vez em Monte Carlo mesmo batendo na classificação. Ele marcaria seu primeiro ponto da temporada na McLaren-Honda na corrida, mas bateu em uma disputa com Sergio Perez no fim do período de Safety Car da corrida.
"Eu tenho trabalhado duro com a equipe nas últimas semanas para melhorar o relacionamento com os engenheiros e extrair do carro exatamente o que eu quero", disse Vandoorne.
"O resultado na classificação foi muito encorajador, à parte do acidente. Sempre que andamos bem ficamos em quinto, sexto e sétimo.”
"É um desenvolvimento contínuo. Eu ainda sou novo na Fórmula 1 e estou construindo esse relacionamento com os engenheiros, tentando entender do que preciso no carro para ser rápido. Estamos indo na direção certa."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.