Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Espanha

McLaren pede esclarecimentos sobre pressão de pneus em 2017

A F1 poderá introduzir sistema de monitoramento em tempo real de pressão dos pneus para a próxima temporada, após pedido da McLaren sobre truques que podem burlar os limites atuais

Pirelli tyres
Charlie Whiting, FIA Delegate
Pirelli tyres
Pirelli tyres
Renault Sport F1 Team, Pirelli tyres
Pirelli tyres for Renault Sport F1 Team
Pirelli tyres
Charlie Whiting, FIA Delegate with Jenson Button, McLaren

As especulações sobre as equipes burlando os regulamentos de pressão dos pneus tem crescido ao longo das últimas corridas na F1. No momento, em nome da Pirelli, a FIA impõe uma pressão mínima de largada, que é medida quando os pneus são montadas nos carros.

No entanto, há suspeitas de que algumas equipes encontraram uma maneira de diminuir a pressão quando os carros já estão na pista competindo.

Carta da McLaren

Ter pneus com uma uma pressão mais baixa durante a corrida não é ilegal - desde que as pressões estejam acima do nível mínimo quando forem medidas. 

À luz disto, a McLaren escreveu à FIA recentemente pedindo esclarecimentos sobre a legalidade de certos componentes de design que poderiam ajudar a manipular a pressão dos pneus.

Se entende que a equipe quer entender claramente o que será ou não permitido antes de comprometer seu dinheiro para desenvolver projetos em cima disso para 2017.

Se a reposta fosse positiva, isso poderia abrir as portas para as equipes desenvolverem tecnologia própria para o próximo ano.

No entanto, ficou claro na resposta da FIA - distribuída a todas as outras equipes - que as ideias foram rejeitadas.

A federação deixou claro que qualquer câmara dupla estaria violando o artigo 12.8.3 do Regulamento Técnico. O texto diz: "a roda completa deve conter um único volume interno do gás. Válvulas ou membranas permeáveis não serão permitidas exceto para inflar ou esvaziar o pneu quando o carro estiver parado."

Apagando suspeitas

Essas questões foram discutidas na reunião de chefes de equipe na quarta-feira.

Em uma tentativa de apagar todas as suspeitas do que as equipes estariam fazendo, foi acordado que a Pirelli e a FIA olhem para isso como uma forma de criar de um sistema de controle em tempo real, para monitorar as pressões em todos os momentos.

Se o sistema se mostrar eficaz, será possível então que a Pirelli seja capaz de impor uma pressão mínima de funcionamento durante a prova, ao invés vez de uma pressão mínima para a largada.

Entende-se que a fabricante italiana está disposta a desenvolver um sistema desse tipo, caso seja vontade da FIA e das equipes.

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Massa critica troca de pilotos na Red Bull: "não é certo"
Próximo artigo Ferrari faz dobradinha no primeiro treino na Espanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros