Mercedes achava 'quase impossível' pneus de Hamilton durarem tanto

Chefe de equipe da escuderia germânica, Toto Wolff citou o primeiro stint de Daniel Ricciardo como motivação

Mercedes achava 'quase impossível' pneus de Hamilton durarem tanto
Carregar reprodutor de áudio

A Mercedes admitiu que "não estava convencida" de que os pneus de Lewis Hamilton durariam até o final do GP do México, vencido pelo britânico, que ruma ao hexacampeonato na temporada 2019 da Fórmula 1.

O piloto conseguiu uma brilhante vitória no Hermanos Rodríguez, depois que um pit stop precoce para os pneus duros lhe deu a liderança na pista. Hamilton precisou preservar os compostos e tinha a ameaça de Sebastian Vettel, alemão da Ferrari.

Leia também:

Depois da prova na Cidade do México, o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, admitiu a apreensão pela ousada estratégia deste domingo. "Não estávamos convencidos", confessou o dirigente austríaco.

"Havia dois fatores principais. Sabíamos que tínhamos que correr um risco e fazer algo diferente”, ponderou Wolff, mencionando o fato de que os pilotos da Ferrari largaram na frente, liderados pelo monegasco Charles Leclerc.

O chefe da escuderia germânica também citou o primeiro stint de Daniel Ricciardo como algo que deu confiança à Mercedes. O piloto australiano da Renault ficou mais de 50 voltas na pista com os compostos duros da Pirelli.

"Vimos Ricciardo fazendo muitas voltas e registrando tempos bons. Depois tivemos uma discussão e, no final, o que James [Vowles] e seu departamento de estratégia optaram por fazer deu certo”, completou Wolff.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Hamilton segue perseguição ao recorde de Schumacher

O piloto britânico alcançou a marca de 83 vitórias na F1 com o triunfo no GP do México. A cada etapa do campeonato, o que parecia impossível ganha corpo: a quebra do recorde de Michael Schumacher. Faltam nove vitórias para Hamilton passar o alemão. Veja galeria exclusiva do Motorsport.com que mostra quem destronou quem ao longo dos anos:
Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1
Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1
1/37
O italiano venceu a primeira prova da história da Fórmula 1, em 13 de maio de 1950, no autódromo de Silverstone. Farina ainda encerraria aquela temporada como campeão, desbancando grande rival, Juan Manuel Fangio.

Foto de: LAT Images

Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina
Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina
2/37
Fangio não permitiu que seu companheiro de equipe estabelecesse uma hegemonia na F1. Apesar de perder o título para Farina, o argentino terminou o ano empatado em vitórias - 3x3.

Foto de: LAT Images

Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas
Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas
3/37
Os dois primeiros da foto, Fangio e Farina, alternaram-se como maiores vitoriosos até a metade da segunda temporada, quando estavam empatados em 4x4. A rivalidade se estendeu para os títulos dos dois primeiros anos: 1x1.

Foto de: LAT Images

Alberto Ascari iguala Fangio em 1952
Alberto Ascari iguala Fangio em 1952
4/37
O italiano Ascari igualou marca estabelecida por Fangio, chegando a sua quinta vitória no GP da Inglaterra de 1952, depois disso, Ascari estabeleceria o primeiro reinado da F1.

Foto de: LAT Images

Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1
Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1
5/37
Em 1953, Ascari chegou à marca de 13 vitórias, recorde que imperou na categoria por 21 corridas. Naquele ano, pilotando uma Ferrari, Ascari ainda se tornaria o primeiro bicampeão da história.

Foto de: LAT Images

Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955
Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955
6/37
Juan Manuael Fangio igualou o recorde de Ascari no GP da Itália em 1954 e superou a marca no início do ano seguinte, em uma corrida em sua terra natal, a Argentina. Durante a corrida, o carro de Fangio quebrou e ele pegou o de seu companheiro, Luigi Musso, para vencer a corrida, algo permitido na época.

Foto de: LAT Images

Fangio: Reinado de títulos e vitórias
Fangio: Reinado de títulos e vitórias
7/37
Em 1957, Fangio alcançou sua 24ª e última vitória na F1. Seu império só chegou ao fim 120 corridas e 13 anos depois.

Foto de: Maserati Media Center

Jim Clark igualou Fangio em 1967
Jim Clark igualou Fangio em 1967
8/37
O argentino foi destronado por um escocês voador. Jim Clark, em 1967, chegou às mesmas 24 vitórias no GP do México.

Foto de: Ford Motor Company

Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos
Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos
9/37
A África do Sul, em 1968, foi palco da vitória 25 de Clark, que o isolou à frente. O bicampeão morreria no mesmo ano, em Hockenheim.

Foto de: LAT Images

Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill
Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill
10/37
O reinado Clark teve duração de 5 anos (68 GPs). Curiosamente, foi derrubado por um compatriota: Jackie Stewart.

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O quarto reinado: Jackie Stewart
O quarto reinado: Jackie Stewart
11/37
Stewart, que conquistou o tricampeonato, igualou as 25 vitórias de Clark em Mônaco, em 1973, e o ultrapassou na Holanda.

Foto de: Ercole Colombo

Jackie Stewart somou 27 vitórias
Jackie Stewart somou 27 vitórias
12/37
O tempo de Stewart no trono durou impressionantes 14 anos, em um total de 218 GPs.

Foto de: LAT Images

Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984
Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984
13/37
Em 1985, Niki Lauda e Alain Prost, os dois que mais se aproximavam de Stewart, terminaram o ano próximos do escocês. O austríaco fechou com 25 vitórias, empatado com Jim Clark. O francês tinha 21.

Foto de: LAT Images

Alain Prost iguala recorde de Stewart
Alain Prost iguala recorde de Stewart
14/37
Foi apenas dois anos mais tarde (1987) que Prost igualou e passou Stewart. Em Spa, o então bicampeão chegou às 27 vitórias.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost
Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost
15/37
Em Estoril, alcançou a vitória 28, transformando-se no recordista. Prost só foi batido 229 corridas depois, totalizando 14 anos de reinado.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost
Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost
16/37
Neste mesmo GP de Portugal de 87, Nelson Piquet era o brasileiro mais bem colocado. Somava 20 triunfos na ocasião.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna
Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna
17/37
Durante a dinastia Prost, o maior rival do francês começava a conquistar seu próprio território: Ayrton Senna.

Foto de: LAT Images

Senna foi o segundo a bater marca de Stewart
Senna foi o segundo a bater marca de Stewart
18/37
O brasileiro foi o segundo piloto a passar Stewart. Isso ocorreu em Interlagos, em 1991, na sua vitória de número 28.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança
Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança
19/37
Na ocasião, o ranking de vitórias tinha Prost com 44, Senna com 28 e Stewart com 27. Piquet acumulava 22 e Mansell 16.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nigel Mansell também superou marca de Stewart
Nigel Mansell também superou marca de Stewart
20/37
O terceiro piloto a deixar Stewart para trás foi Mansell. O britânico conseguiu a vitória 28 diante da sua torcida, em Silverstone, 1992.

Foto de: LAT Images

Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria
Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria
21/37
Meses mais tarde, ainda em 1992, um jovem promissor e que disputaria o Reinado das Pistas vencia sua primeira prova. Em Spa, Michael Schumacher terminou em primeiro.

Foto de: LAT Images

Alain Prost se aposenta como Rei
Alain Prost se aposenta como Rei
22/37
A temporada 1993 foi a última de Prost no grid. E foi a chance que ele teve de ampliar a hegemonia que criou. Fechou sua marca com 51 vitórias, uma delas obtida em Hockenheim.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Senna ameaçava destronar Prost
Senna ameaçava destronar Prost
23/37
Aquele temporada terminou com Ayrton Senna somando 41 vitórias. Era o candidato mais provável a roubar o trono de Prost.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1
Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1
24/37
Infelizmente, o brasileiro não pôde quebrar o recorde do rival Prost. No dia 1º de maio, em Imola, faleceu após acidente na curva Tamburello.

Foto de: XPB Images

Caminho para o trono estava livre para Schumacher
Caminho para o trono estava livre para Schumacher
25/37
Sem Prost e Senna, a Fórmula 1 via o início da construção do maior "Império" da categoria. Schumacher consolidava-se como o maior da sua geração.

Foto de: LAT Images

Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost
Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost
26/37
A partir de 2000, Schumacher e Ferrari estabeleceram nova dinastia na categoria. O alemão igualou Prost em títulos e vitórias na mesma corrida.

Foto de: Ferrari Media Center

O novo imperador chega ao Trono
O novo imperador chega ao Trono
27/37
A supremacia de Schumi aconteceu em Spa, no mesmo ano. O alemão alcançou o recorde de 52 vitórias na mesma pista que estreou e venceu pela primeira vez na carreira.

Foto de: Ferrari Media Center

Schumacher comemora sua vitória número 91
Schumacher comemora sua vitória número 91
28/37
Após alcançar incríveis 7 títulos, Schumacher estabeleceu o novo "sarrafo" para as próximas gerações em 91 vitórias, marca considerada impossível de ser repetida.

Foto de: Ferrari Media Center

Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006
Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006
29/37
Assim que Schumacher se aposentou, uma nova geração começou a ganhar força. Fernando Alonso foi aquele que interrompeu a hegemonia de títulos (2005 e 2006).

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

Lewis Hamilton chegou com tudo na F1
Lewis Hamilton chegou com tudo na F1
30/37
Lewis Hamilton estreou no grid em 2007. Brigou pelo título já no ano de estreia. Foi campeão na temporada seguinte.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Outro postulante ao trono surgia em 2007
Outro postulante ao trono surgia em 2007
31/37
Também em 2007, Sebastian Vettel fez sua primeira corrida, ainda pela BMW. No ano seguinte, estrearia como piloto regular pela Toro Rosso.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono
Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono
32/37
Alonso alcançou menos do que se esperava. Terminou a carreira no ano passado com 32 vitórias, uma a mais que Mansell, 9 a menos que Senna.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Vettel chegou a ser visto como grande ameaça
Vettel chegou a ser visto como grande ameaça
33/37
Vettel, pelos anos dominantes de Red Bull, parecia ser aquele que "caçaria" o compatriota Schumacher. Após o seu tetracampeonato, aos 26 anos, já tinha 39 vitórias.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão
Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão
34/37
Mas na Ferrari reduziu o ritmo. Somou mais 14 conquistas, chegando a 53 triunfos.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono
Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono
35/37
Enquanto Vettel sofre na Ferrari, Hamilton sobra na Mercedes. Antes de seguir para a escuderia alemã, o inglês já acumulava 21 vitórias.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Um novo rei na F1?
Um novo rei na F1?
36/37
Com a Mercedes, já foram quatro títulos, com mais 61 vitórias, totalizando 82.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Trono na mira
Trono na mira
37/37
O inglês está 9 vitórias atrás de Schumacher. Se conseguir manter a média de vitórias por ano, alcançará o alemão em 2020.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

compartilhar
comentários
Chefe da Ferrari: Mercedes fez "aposta certa" no GP do México
Artigo anterior

Chefe da Ferrari: Mercedes fez "aposta certa" no GP do México

Próximo artigo

VÍDEO: No clima do GP do Brasil de F1, veja homenagem a Ayrton Senna

VÍDEO: No clima do GP do Brasil de F1, veja homenagem a Ayrton Senna