Newey aumenta envolvimento com Red Bull para melhorar carro
Projetista está parcialmente disponível após a diminuição de seus trabalhos no carro esportivo da Aston Martin
Adrian Newey tem se envolvido cada vez mais nos esforços da Red Bull na F1 na tentativa de ajudar a equipe a melhorar sua forma nesta temporada. O projetista atuará como uma espécie de consultor para descobrir o que há de errado com o RB13.
A Red Bull esperava ser a principal ameaça à Mercedes nesta temporada, mas uma combinação entre uma correlação errada com o túnel de vento e um conceito aerodinâmico que não funcionou atrapalharam os planos.
A equipe introduziu grandes novidades para o GP da Espanha, que aparentaram ajudar na diminuição da desvantagem para os líderes – especialmente na classificação –, mas a equipe está ciente de que é necessário um progresso maior.
No entanto, com Newey atuando em um papel mais público, o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que a influência do projetista tem aumentado desde que a situação do time ficou clara nos testes de pré-temporada.
Questionado a respeito de sua presença na Espanha, Horner disse: “Ele tem escutado cuidadosamente o que os pilotos têm a dizer. É como se fosse uma consulta médica”, comparou.
“Ele está muito empenhado em entender as impressões dos pilotos, e tenho certeza de que ele tentará evoluir este pacote da forma apropriada.”
“[Até a pré-temporada] Ele esteve envolvido em cerca e 50% do tempo, mas, desde Barcelona, ele se envolveu mais. Eu acho que isso continuará assim por algum tempo.”
A disponibilidade de Newey para assumir um papel de maior importância foi facilitada pelo fato de que seus compromissos com o supercarro esportivo da Aston Martin diminuíram no momento.
“Ele não diminuiu seu envolvimento, mas, dentro de um ciclo, a sua parte já está feita ou se aproximando da conclusão”, disse Horner.
“Agora está indo à parte do design. Há outros aspectos que ele irá observar mais para frente neste ano, mas, por enquanto, a maioria do seu trabalho já foi voltado à F1.”
A possibilidade de Newey passar mais tempo com o RB13 é importante porque, apesar de não desejar trabalhar mais em tempo integral na F1, há processos já estabelecidos para que ele se torne um elemento vital no projeto.
“Ele, obviamente, tem se envolvido. Ele já participou das reuniões semanais e tem se envolvido no desenvolvimento do carro e em seu conceito. O desenho é feito para que Adrian possa implementar seu trabalho de maneira única.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.