Recomendado para você

Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano
Últimas notícias

Nick Heidfeld mostra que largar atrás pode ser lucrativo

Ricardo Penteado, engenheiro da Renault, diz que a economia de pneus ajudou o alemão a chegar em 8º depois de sair em último

Heidfeld chegou colado nas Mercedes

Nick Heidfeld tornou-se, no GP da Espanha, mais um exemplo de pilotos com carros bons que largam lá atrás e chegam na zona de pontos. O alemão partiu da 24ª para a oitava colocação, muito em função dos seis jogos de pneus novos que tinha à disposição por não ter participado do treino de classificação.

Com exclusividade ao TotalRace, Ricardo Penteado, engenheiro chefe de motores da Renault, que também trabalha diretamente no carro de Heidfeld, afirmou que a diferença de rendimento entre os compostos é o que faz estratégias como a do piloto funcionarem.

“Foi mais ou menos o que o Schumacher fez no Q3, deixando de rodar para guardar um jogo de pneus para a corrida. Depois da prova de Xangai, quando o Webber saiu de 18º para chegar no pódio, todo mundo viu que, em alguns circuitos nos quais a diferença entre os compostos é maior, é melhor guardar um pneu e não ir para a classificação;”

De acordo com o profissional, esse não deve ser o caso de Mônaco, já que os compostos usados no Principado – supermacio e macio – devem ser mais próximos em termos de rendimento. No entanto, isso é algo que só será definido nos treinos livres.

“É difícil prever. Temos uma base de dados coletados nas corridas realizadas até agora que permite estimar mais ou menos como vai ser a prova. O rendimento entre os compostos muda muito. Foi até por isso que optamos por parar quatro vezes com Nick. Mesmo somando dados na sexta-feira, sempre há algumas surprezinhas no domingo e acabamos nos baseando nos tempos dos outros para fazer nossa estratégia. Não é fácil”, finaliza.

Artigo anterior Whitmarsh: “queríamos que a corrida fosse um pouco mais longa”
Próximo artigo Aumento de ultrapassagens nas provas diminui importância da classificação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros