Novo formato de quali 'consegue' unir Verstappen e Hamilton em críticas à F1
Magnussen também falou sobre o experimento deste fim de semana no GP da Hungria
Neste fim de semana de GP da Hungria, a Fórmula 1 testa um novo formato de classificação, com os pilotos obrigados a usar determinados tipos de pneus nas diferentes sessões do treino qualificatório do Hungaroring: no Q1, compostos duros; no Q2, médios; e no Q3, macios.
Com isso, a alocação de gomas das equipes nos treinos livres desta sexta-feira nas cercanias de Budapeste foi impactada: até por isso, os pilotos da Mercedes, por exemplo, economizaram alguns jogos de pneus, o que também explica o resultado ruim de Lewis Hamilton e George Russell no TL2.
Os britânicos, aliás, reclamaram do novo formato testado pela categoria neste fim de semana -- além da etapa húngara, sabe-se que a rodada italiana de Monza também seguirá tal modelo. O que está por trás é a sustentabilidade, mas Max Verstappen, da Red Bull, também não gostou.
Com a queda de 13 para 11 conjuntos de compostos disponíveis no fim de semana, além da obrigatoriedade de gomas supracitada no quali, o holandês da Red Bull, que foi 11º na segunda sessão prática na Hungria, sente que o espetáculo fica prejudicado.
De todo modo, caso a F1 entenda o experimento como bem-sucedido, ele provavelmente será implantado de forma mais abrangente em 2024. O atual bicampeão mundial não parece feliz com a ideia.
"Com esse novo formato, você está super limitado com os jogos de pneus que pode usar, e eu não queria usá-los hoje para, pelo menos, ter uma preparação um pouco melhor para amanhã. Mas é uma pena --há tantas pessoas ao redor e você basicamente não corre muito. Temos que ver o que podemos fazer para melhorar isso, porque estamos literalmente economizando pneus, o que eu acho que não é a coisa certa."
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Hamilton, 16º no TL2, afirmou: "Significa que teremos menos tempo de pista, o que não é o ideal. Há muitos pneus para pista molhada que acho que eles jogam fora depois do fim de semana, muitos mesmo... Talvez eles devessem pensar em algo assim, em vez de tirar o tempo dos fãs na pista."
O dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, também ofereceu uma solução alternativa, propondo que, se a F1 quiser reduzir o uso de pneus para economizar na 'pegada de carbono' relativa ao transporte, todo o calendário deve ser revisto.
"Foi uma sexta-feira um pouco restrita, de certa forma, com a situação dos pneus. Mas o mesmo vale para todos... Se for esse o caso [de a F1 passar a usar 11 jogos de pneus], é melhor reduzir as sessões. Talvez apenas um ou dois treinos."
Confira a programação do GP da Hungria, 11ª rodada da temporada 2023 e que contará com etapas da Fórmula 2 e Fórmula 3, e a agenda dos programas ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube.
Fórmula 1 |
Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre 1 | Sexta-feira | 08h30 | Bandsports |
Treino Livre 2 | Sexta-feira | 12h | Bandsports |
Treino Livre 3 | Sábado | 07h30 | Bandsports |
Classificação | Sábado | 11h | Band / Bandsports |
Corrida | Domingo | 10h | Band |
Fórmula 2 | Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre | Sexta-feira | 06h05 | Bandsports |
Classificação | Sexta-feira | 11h | Bandsports |
Corrida 1 | Sábado | 09h15 | Bandsports |
Corrida 2 | Domingo | 05h05 | Bandsports |
Fórmula 3 | Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre | Sexta-feira | 04h55 | Bandsports |
Classificação | Sexta-feira | 10h05 | Bandsports |
Corrida 1 | Sábado | 04h50 | Bandsports |
Corrida 2 | Domingo | 03h25 | Bandsports |
Programas no YouTube do Motorsport.com |
Dia | Horário | |
TELEMETRIA | Quarta-feira | 15h | |
DIRETO DO PADDOCK | Quinta-feira | 16h | |
SEXTA-LIVRE | Sexta-feira | Após o TL2 | |
Q4 | Sábado | Após a classificação | |
PÓDIO | Domingo | Após a corrida | |
RETA FINAL | Segunda-feira | 19h |
Ricciardo substitui de Vries: Red Bull foi injusta com Nyck?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate o que esperar de Ricciardo em seu retorno à F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.