O dia que Rossi dividiu a pista de Ferrari com Schumacher e Alonso
Relembre data emblemática do esporte a motor quando Valentino Rossi esteve em uma bateria de testes oficiais da F1
Em 1º de fevereiro de 2006, Valentino Rossi assumiu o volante de uma Ferrari e fez sua segunda sessão de testes em grupo na Fórmula 1, terminando em 9º no circuito de Valência.
A Ferrari deu a Rossi várias oportunidades para se divertir no comando de um de seus carros para decidir se gostaria de correr na F1 ou não. A grande estrela do esporte a motor na Itália competindo pela maior equipe do país da bota era um sonho muito tentador que nunca chegou a ser realizado além de sessões de testes.
O primeiro teste chegou em 2004, e depois de alguns dias privados nos circuitos de Mugello e especialmente em Fiorano, chegou o momento da verdade. A pré-temporada de 2006 foi disputada em Valência e a Ferrari alinhou, além de Schumacher, Valentino Rossi. No entanto, o 'Doutor' teve que andar com o F2004, o carro com o qual o time italiano alcançou ambos os títulos dois anos antes. Por isso, comparações eram impossíveis.
Foi o primeiro teste de Rossi junto com outros pilotos e equipes, incluindo o atual campeão Fernando Alonso na Renault e nomes de destaque como Juan Pablo Montoya com a McLaren e Robert Kubica (ainda piloto de testes) com a BMW Sauber.
O primeiro contato de Rossi não foi de forma alguma o melhor, já que ele só conseguiu dar meia volta e rodou na chuva. Mas no segundo, em 1º de fevereiro, o multicampeão da MotoGP foi o 9º entre os 15 pilotos que entraram na pista naquele dia. Ele fez 53 voltas e seu melhor tempo foi 1min12s851 – um segundo atrás de Schumacher e mais de um e meio atrás de Alonso, que liderou a tabela com a Renault.
"Eu tenho que dizer que me senti em casa e não tive qualquer problema em particular. Talvez eu tenha que praticar um pouco em guiar no molhado", brincou sobre a sua rodada na primeira volta na chuva.
Não seria o último teste de Rossi, que em 2010 fez sua última tentativa. Montezemolo, presidente da Ferrari, assegurou que se as regras permitissem, ele teria colocado Valentino em um terceiro carro naquele ano, juntando "dois símbolos italianos". Nem em 2010 e nem nunca Rossi pôde disputar mais do que testes, mas deixou imagens para a memória em todos eles.
Veja as fotos do teste de Rossi com a Ferrari em Valência em fevereiro de 2006:
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi
MotoGP: Por que 'chute' entre Rossi e Márquez na Malásia ainda divide fãs 10 anos depois
MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"
F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira
F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"
F1: Largando em último, Hamilton explica que fez todo o possível e admite que recuperação "será muito difícil"
Últimas notícias
NASCAR Brasil segue brilhando na NASCAR Awards
Porsche Cup: Leticia Bufoni fecha temporada da Sprint Trophy disputando pódio
Promotor da Porsche Cup, Dener Pires revela bastidores de homenagem a Nelson Piquet no Estoril
F1: Brown se 'arrepende' de comentário "tirado do contexto" sobre agressividade de Verstappen
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.