Para Williams, teste de pneu é vantagem para Mercedes
Pat Symonds diz que Red Bull, Mercedes e Ferrari terão grande vantagem após testarem compostos antes do próximo ano
Três equipes serão responsáveis por liderar o desenvolvimento dos novos pneus da Pirelli para 2017. Elas serão Mercedes, Ferrari e Red Bull. Nesta semana, o time alemão andou com um carro de 2014 para testar o composto para o próximo ano.
Embora Pirelli e FIA tenham garantido que todos os dados serão compartilhados, o diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, mostra preocupação.
"Eu acho que é uma enorme vantagem e acho que é algo que temos de considerar", explicou.
"Mesmo neste tipo de teste cego que fazem, há sempre a vantagem nos seus comentários de se orientar a direção no desenvolvimento dos pneus.”
"Acho que quando a Lotus testou para a Pirelli, eles passaram por um período frio. Tenho certeza de que eles não diziam: ‘façam os pneus assim, ou assim’. O que eles faziam era: ‘gosto deste e não gosto daquele". Com base nisso, a Pirelli dizia 'ok, vamos avançar com aquele'.”
"Mas uma outra equipe poderia ter dito que preferia o outro, e então teríamos tido mais debates. Eu acho que aqueles que fazem o teste têm esta vantagem."
Escolhas de pneus
Symonds acredita que a maior vantagem para as três equipes vai ser ao escolher os pneus para as primeiras provas de 2017 – algo que terá de ser feito antes do primeiro teste da próxima temporada.
"Eu acho que o que é realmente incomum nesta fase, e realmente algo que precisamos discutir, é que agora temos de escolher os nossos pneus a cada semana. Temos que definir isso muito cedo. Se tivermos um calendário semelhante ao de agora, vamos ter de escolher tudo antes do Natal", disse ele.
"No momento em que começarmos a testar em fevereiro, acho que vamos ter escolhido pneus para cerca de seis corridas. Nunca vimos isso. Nunca teremos tido estes pneus nos carros, não saberemos nada sobre eles.”
"A vantagem que Ferrari, Mercedes e Red Bull podem obter é realmente enorme. Eu não quero que eles acabem com esta regra, porque é uma boa. Mas temos de reconhecer que nem todas as equipes podem se dar ao luxo de ir e fazer o teste. Isso é um atenuante. Realmente acho que precisamos fazer alguma coisa."
Limites de custo
A Williams era uma das equipes que estavam na disputa para conduzir alguns dos testes da Pirelli para 2017, mas no final o time não foi capaz de ter fundos suficientes para isso.
Symonds acrescentou: "nós fizemos um grande trabalho, mas não conseguimos obter com total clareza como seriam os testes. Depois vimos qual era o custo, e nós simplesmente não poderíamos nos dar ao luxo de fazer isso. É muito caro para uma equipe como nós.”
"Pirelli está pagando, mas não cobre todos os custos. Portanto, simplesmente não pudemos nos dar ao luxo. E isso não é uma grande coisa para o esporte, não é? Você pode descobrir mais sobre os pneus, mas somente se você tem dinheiro suficiente para fazer isso."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.