"Pilotos temem falar sobre acidente de Bianchi", diz pai
Menos de uma semana após a notícia de que a família de Jules Bianchi tomaria medidas legais contra a FIA, a F1 e a Marussia, o pai do piloto diz que tem o apoio dos ex-companheiros de pista... mas não publicamente
Dez meses após a morte de Jules Bianchi, a família do piloto tomou medidas legais contra a FIA, a Formula One Group e Marussia, que era a equipe do francês. Depois de muitos meses de reflexão e até mesmo de raiva pelo relatório da FIA, em que afirmou que Jules poderia ter cometido um erro em seu acidente, a família continua acreditando que algo não foi feito da maneira correta.
Esse mesmo relatório tirava a culpa dos dirigentes do esporte, mas Philippe Bianchi, pai do piloto, e o resto da família continuam sua luta. Além disso, o pai revela que os pilotos lhe dizem uma coisa pessoalmente e outra à imprensa.
Philippe explicou o comportamento dos ex-colegas de Jules, em entrevista à Sky Sports: "um piloto está aqui comigo e fala, mas com a câmera ligada, não. Todas as pessoas têm medo de dizer alguma coisa..."
Philippe acredita que este relatório, elaborado por um painel de especialistas, não é objetivo o suficiente, já que foi feito por pessoas muito próximas ao corpo diretivo do esporte: "tenho um grande respeito pelas pessoas que compõem o painel, mas todos eles estão muito perto da FIA e isso não é correto para mim."
Vendo despejar toda a culpa sobre Jules, Philippe Bianchi acredita que, como era o circuito do Japão, era impossível que seu filho tivesse cometido um erro: "falei com todos os pilotos e eles me disseram que as condições no Japão estavam terríveis. Não havia boa iluminação e tivemos uma grande quantidade de chuva... não posso dizer que Jules cometeu um erro, não é possível."
Além disso, a família lamenta o isolamento com o qual tiveram que conviver quando o piloto chegou ao seu país: "quando Jules se acidentou, a Marussia, a Ferrari, Nicolas (Todt, manager de Jules ) me ajudaram. Eu teria que ir ao Japão e não era fácil."
"Mas então, quando Jules veio para a França sete semanas depois, quando ele estava no hospital, eu tinha apenas a família. É normal, a vida continua para todos", disse Philippe.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.