Porsche ainda negocia com equipes para viabilizar entrada na Fórmula 1 em 2026, revela FIA
Informação foi revelada em documento divulgado pela FIA após encontro do Conselho Mundial
As esperanças da Porsche de entrar na Fórmula 1 em 2026 ainda não estão mortas, sendo sugere a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), apesar do colapso do acordo da montadora alemã com a Red Bull.
Com o Grupo Volkswagen interessada em ter duas marcas na F1 no início da nova era de motores, a Porsche parecia próxima de fechar um acordo com a Red Bull, enquanto a Audi faria a aquisição da Sauber.
Porém, mesmo com as negociações da Porsche atingindo estágios avançados, chegando ao ponto da montadora buscar autorização de autoridades competentes para fechar o acordo com a Red Bull, as coisas foram por água abaixo após a pausa de verão.
A Red Bull ficou preocupada com a possível perda de sua independência, um dos pontos fortes de seu programa na F1, caso a Porsche tornasse uma acionista na equipe. Falando após o fim das negociações, Christian Horner deixou claro que haviam diferenças importantes nas visões para o futuro.
"A Porsche é uma grande marca, mas nossos DNAs são bem diferentes. Durante as discussões, ficou claro que havia um não-alinhamento estratégico. A Red Bull sempre demonstrou sua capacidade na F1. E, obviamente, como uma equipe independente e agora produtora de motores, mal podemos esperar para competir contra as outras montadoras com o motor além do chassi".
O colapso da parceria com a Red Bull, apenas algumas semanas depois da Audi confirmar sua entrada na F1, parece ter deixado a Porsche com poucas opções. Em setembro, a montadora chegou a indicar que as portas estavam abertas para um futuro na F1, mas sem oferecer mais informações.
Porsche F1 car render
Photo by: Camille Debastiani
"A premissa sempre foi de uma parceria baseada em pé de igualdade, que incluiria não apenas uma parceria de motores, mas também na equipe", disse a montadora em um comunicado. "Isso não foi atingido. Com as mudanças no regulamento finalizadas, a categoria segue sendo um ambiente atrativo para a Porsche, e seguiremos monitorando".
E parece que a Porsche está ativamente olhando suas opções, com a FIA sugerindo que há conversas. Em uma nota que a Federação enviou após a reunião do Conselho Mundial na quarta, disse: "Em Spa-Francorchamps, em agosto, a Audi anunciou sua entrada na Fórmula 1 a partir de 2026 como fornecedora de motores".
"Esse anúncio foi um endosso do trabalho duro de todos os envolvidos para desenvolver esse regulamento. Ainda notamos que a Porsche segue em discussões com equipes da Fórmula 1".
Mas a FIA não deu indicações sobre quais equipes seriam essas, mas as candidatas mais óbvias seriam a Williams ou mesmo uma potencial nova entrada como a Andretti.
A Andretti já deixou claro seu interesse de entrar na F1, mas segue enfrentando resistência de outras equipes sobre as potenciais implicações comerciais de se ter uma 11ª equipe no grid. A inclusão de uma montadora como a Porsche pode convencer os céticos dos benefícios em se ter a marca ali.
Já a Williams tem um acordo de motores com a Mercedes até o fim de 2025, mas as opções estão abertas para depois. A equipe já teve seu nome ligado à Renault, que busca uma cliente, mas pode ter um óbvio interesse em um acordo com a Porsche.
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!
Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.