Recomendado para você

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Últimas notícias

Raikkonen faz volta com cockpit fechado em teste da F1

Conceito Halo foi usado pela Ferrari em uma volta de instalação nesta quinta

Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H with the F1 Halo cockpit system

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

O finlandês Kimi Raikkonen tornou-se o primeiro piloto a testar o novo conceito de cockpit fechado Halo durante os testes de Formula 1 realizados em Barcelona, na Espanha, nesta quinta-feira. A estrutura foi montada no carro de Raikkonen para uma volta de instalação na parte da manhã e chega no momento em que a FIA trabalha para introduzir o projeto em 2017.

Pintado de preto, o aro é destinado a proteger a cabeça e contou com uma única coluna para baixo do centro - que tem sido a solução que as equipes e os órgãos da F1 têm favorecido. Depois de completar uma única volta no início do dia, o conceito de Halo foi removido do carro para que Raikkonen pudesse retomar o seu programa de testes normal.

Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H with the F1 Halo cockpit system
Photo by: Giorgio Piola

Visão imparcial

A Ferrari vem trabalhando em sua versão do conceito Halo por algum tempo, e o Motorsport.com entende que um grande esforço tem sido feito para reduzir o seu peso.

Tendo inicialmente em torno de 10 kg, acredita-se que a versão testada na quinta-feira tenha apenas 6 kg.

No momento, a estrutura do protótipo inicial é fixa, não se move para a entrada do piloto no cockpit, no longo prazo se espera que a estrutura possa ser movida para cima para possibilitar a entrada e saída do piloto.

O Halo foi montado pela Ferrari na quarta-feira à noite e Sebastian Vettel tentou usá-lo na garagem.

No entanto, foi decidido que Kimi Raikkonen seria a pessoa ideal para realizar os primeiros testes de visibilidade na pista porque supostamente ele ofereceria uma avaliação muito mais imparcial sobre o impacto do protótipo sobre os demais pilotos.

Plano de testes

A FIA vem avaliando muitas soluções de cockpit fechado diferentes ao longo dos anos, mas muitas ideias estão fora do padrão.

Um estilo totalmente fechado não só dificultou a extração do piloto, mas também teve o efeito de jogar qualquer detrito que colidiu com ele para o alto.

A ideia de Halo reuniu apoio ao longo dos últimos 18 meses, e o presidente da GPDA, Alex Wurz, disse que era importante que entrasse em uso o mais rápido possível.

O diretor de prova Charlie Whiting disse no início deste ano que a FIA estava preparada para que isso acontecesse em 2017.

Giorgio Piola revelou no ano passado neste vídeo como o conceito de Halo seria incorporado em um carro de F1. Abaixo do vídeo, veja mais fotos de Raikkonen testando o conceito Halo.

Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H, com o conceito de cockpit Halo
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H, com o conceito de cockpit Halo
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H, com o conceito de cockpit Halo
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H, com o conceito de cockpit Halo
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H, com o conceito de cockpit Halo
O cokpit Halo usado pela Ferrari no SF16-H
O cokpit Halo usado pela Ferrari no SF16-H
O cokpit Halo usado pela Ferrari no SF16-H
8
Artigo anterior Pilotos são contra novo sistema de classificação da F1
Próximo artigo Kimi usa ultramacios e faz melhor tempo da pré-temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros