Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
Últimas notícias

Raikkonen: Penas mais duras reduziriam "estupidez" na F1

Finlandês acredita que um comando mais vigoroso em incidentes maiores eliminaria a "estupidez" dos pilotos da Fórmula 1

Kimi Raikkonen, Ferrari in Press Conference

A FIA está constantemente adaptando seu processo de aplicação de regras para tentar melhorar a política de má condução, desde a nomeação de antigos pilotos até na formação do painel de comissários.

Novas opções de punição e um sistema de pontos para os pilotos estão entre as maneiras pelas quais a FIA recentemente tentou reprimir até mesmo pequenas infrações e deter os reincidentes.

Os comissários têm sido criticados por vários pilotos por serem duros, mas Kimi Raikkonen acredita que a percepção de que eles estão "muito duros" está incorreta.

"É muito aleatório que você não pode dizer que é muito forte", disse ele ao Motorpsort.com.

“Se eles fossem muito fortes nas coisas certas, então não precisariam fazer outras coisas.”

“Se você for forte o suficiente para parar alguma estupidez que está acontecendo, então eu acho que não teríamos que ter essas pequenas penalidades aqui e ali, sem um grande motivo.”

“Às vezes você tem um bom motivo, às vezes não, mas é muito aleatório.”

“Acho que se você fosse realmente rigoroso nos pontos principais, então tudo mudaria. Então ninguém iria começar a fazer estupidez.”

Atualmente, um ponto de penalidade de licença é aplicado automaticamente quando um piloto é punido.

Max Verstappen tem sido um forte opositor desse sistema, e é particularmente prejudicado pelo conceito de punir pilotos por pequenos comportamentos.

Raikkonen acredita que se um precedente tiver incidentes maiores, então "você não precisa dar, a cada vez, cinco segundos ou 10 segundos para coisas malucas".

“Eu acho que parece um pouco bobo. Porque você ganha [penalidades] por isto ou aquilo e então a última corrida alguém faz [o mesmo] e é completamente o oposto.”

"Se isso foi feito de forma adequada e dura o suficiente sobre a coisa certa, onde tudo começa, então tenho certeza de que ficaria muito melhor [e] funcionaria melhor."

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H

Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images

Artigo anterior Vandoorne: Para bater Alonso, você precisa ser perfeito”
Próximo artigo Ferrari precisa perder medo de vencer, diz Arrivabene

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros