Raikkonen se aproxima de renovação com a Ferrari para 2019
Kimi Raikkonen parece cada vez mais próximo de obter uma renovação de contrato com a Ferrari para a temporada de 2019 da F1, sendo que Charles Leclerc ou permanecerá na Sauber, ou irá para a Haas.
Uma sequência ruim no começo do ano, aliada a bons resultados de Leclerc em sua temporada de estreia, colocaram a Ferrari com maior tendência a dispensar Raikkonen no fim de 2018.
Contudo, o falecimento de Sergio Marchionne – um apoiador de Leclerc – e a volta por cima de Raikkonen deram um impulso nas chances do finlandês.
Com a cada vez maior possibilidade de Raikkonen renovar com a Ferrari, Leclerc terá ou mais um ano na Sauber, ou uma transferência para a Haas, outra cliente da Ferrari.
A Haas está na luta pelo quarto lugar no Mundial de Construtores, sendo que a Sauber se coloca nos pontos somente de forma ocasional, já que tenta reconstruir sua estrutura após alguns anos de dificuldade.
Contudo, o desenvolvimento da Sauber nesta temporada tem sido veloz, e a tendência de crescimento deverá continuar sob a liderança técnica do ex-funcionário da Ferrari Simone Resta, além do apoio comercial da marca irmã da Ferrari, a Alfa Romeo.
Os laços estreitos da Ferrari com a Sauber colocam Leclerc ou Antonio Giovinazzi como favoritos à vaga no time na próxima temporada.
Leclerc poderá ir à Haas para fazer dupla com Kevin Magnussen, já que Romain Grosjean está sob pressão para manter sua vaga no time americano.
Leclerc já testou para a Haas em 2017, mas não esteve no páreo por uma vaga de titular em 2018 porque a equipe não queria contar um com novato.
Quanto ao outro cockpit, a possível identidade de seu dono depende de uma disputa de bastidores entre os diretores.
Um dos investidores da Sauber é Hans Rausing, apoiador de Marcus Ericsson, que está determinado a manter o sueco na F1 na próxima temporada.
Contudo, caso a decisão seja por não continuar apoiando Ericsson, nomes como Grosjean ou Stoffel Vandoorne podem estar no páreo.
O chefe da Sauber, Frederic Vasseur, já trabalhou com Vandoorne antes, na equipe ART, durante a campanha do título da GP2 em 2015.
O empresário de Vandoorne, Alessandro Alunni Bravi, também está ligado à estrutura de proprietários da Sauber.
Charles Leclerc, Sauber
Photo by: Manuel Goria / Sutton Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.