F1: Red Bull sacrificou Verstappen em quali seco pensando em GP da Bélgica chuvoso; novo chefe do time explica a tática
"Não acho que estejamos implorando por [chuva], mas fizemos algumas escolhas no carro pensando nisso. Obviamente, aumentamos significativamente nosso downforce", disse o dirigente francês
Novo chefe da Red Bull na Fórmula 1, Laurent Mekies disse que o time aumentou "significativamente" os níveis de downforce para ser mais competitivo se o GP da Bélgica deste domingo for disputado sob chuva, o que custou desempenho a Max Verstappen no quali deste sábado, em que ele ficou em quarto.
A Red Bull venceu a corrida sprint com Verstappen no seco no começo do sábado, quando uma configuração de baixa carga permitiu que o tetracampeão passasse o pole Oscar Piastri, da McLaren, na reta Kemmel e, em seguida, tornou impossível para o piloto australiano recuperar a posição de liderança.
A decisão de usar uma configuração de asa com menos carga aerodinâmica foi considerada o melhor 'compromisso' no seco para Spa-Francorchamps e sua variedade de curvas e retas, já que uma configuração de maior downforce custa muito tempo nas retas.
Mas, com a ameaça de chuva como uma perspectiva realista para o domingo, a escuderia taurina optou por aumentar o downforce na classificação, o que fez com que o astro holandês da F1 perdesse sua vantagem na reta.
Embora ele tenha desfrutado de uma vantagem de velocidade máxima de 4 km/h na qualificação para a sprint, a telemetria agora mostra que ele e as McLaren atingiram velocidades máximas semelhantes na qualificação para o GP real, no qual o inglês Lando Norris larga na pole à frente do companheiro Piastri.
Esse arranjo também dificultará que Max repita seus feitos heroicos da sprint na corrida principal caso ela seja disputada no seco, mas se a chuva persistir, valerá a pena. "Amanhã, obviamente, tudo é um grande reset e veremos como estará o tempo", disse o chefe de equipe da Red Bull à F1TV.
"Não acho que estejamos implorando por [chuva], mas fizemos algumas escolhas no carro pensando nisso. Obviamente, aumentamos significativamente nosso downforce", afirmou o francês, que substitui Christian Horner após a demissão do britânico.

Max Verstappen, Red Bull Racing, Laurent Mekies, chefe de equipe da Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Content Pool
"Nesse contexto, acho que a chuva é provavelmente a melhor chance que temos de reduzir ainda mais a diferença para a McLaren. Mas, se estiver seco, também vamos aproveitar, pois ainda será um grande jogo de gerenciamento de pneus, mesmo no seco", seguiu Mekies.
Com o aumento da temperatura da pista no Q3, poucos pilotos conseguiram melhorar seus tempos, e Max também notou uma perda de aderência antes de escorregar para fora da La Source em sua última volta, o que permitiu que o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, fosse o terceiro, só 0s003 à frente de Max.
"As voltas do Q3 certamente foram um pouco mais difíceis de extrair tudo do carro, com o equilíbrio um pouco menos equilibrado. Houve algumas melhorias significativas de curva a curva, mas acho que a diferença para a McLaren é provavelmente justa", seguiu Laurent.
"Obviamente, é um pouco frustrante ser superado por Charles por alguns milhares, mas isso faz parte do jogo. No geral, a diferença é a que é: dois ou três décimos para a McLaren. Acho que isso está refletindo a realidade e vamos lutar a partir daí amanhã."
O consultor da Red Bull na F1, Helmut Marko, também não ficou muito 'incomodado' com a quarta posição de Verstappen no grid, esperando que a habilidade do tetracampeão mundial na chuva seja determinante.
"Max não teve aderência em nenhuma de suas corridas; talvez a pressão dos pneus não estivesse correta - ele teve um deslize real na Curva 1 e novamente na Curva 5, então poderíamos ter estado mais perto", disse o austríaco Marko à ORF, também da Áustria.
"Mas estamos esperando chuva amanhã, então não é decepção. Estamos focados na corrida e otimistas. Não vejo um grande problema [em ser superado por Leclerc]", completou Helmut. O GP da Bélgica tem largada às 10h (Brasília) deste domingo, com cobertura completa do Motorsport.com via site e YouTube.
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.