Nostalgia

San Marino 2000: Relembre quando a F1 teve corrida com ritmo de classificação do início ao fim

A era das corridas com reabastecimento da F1 teve ponto alto no GP de San Marino de 2000, quando teve embate entre Schumacher e Hakkinen, quase atrapalhado por um detrito e um retardatário brasileiro

Mika Hakkinen, McLaren MP4/15, took pole position
Mika Hakkinen, McLaren MP4-15, leads at the start
Mika Hakkinen, McLaren MP4-15, leads at the start
Mika Hakkinen, McLaren, leads Michael Schumacher, Ferrari
Ralf Schumacher, Williams, leads Heinz-Harald Frentzen, Jordan
Mika Hakkinen, McLaren, leads Michael Schumacher, Ferrari
Rubens Barrichello, Ferrari, leads David Coulthard, McLaren in battle for third
Mika Hakkinen, McLaren MP4/15, exits the pits
Mika Hakkinen, McLaren, leads Michael Schumacher, Ferrari
Michael Schumacher, Ferrari F1 2000, exits the pits
Michael Schumacher, Ferrari, leads Mika Hakkinen, McLaren
Jacques Villeneuve, BAR Honda 002, finished fifth
Mika Salo, Sauber C19, finished sixth
Race winner Michael Schumacher, Ferrari F1 2000
Race winner Michael Schumacher, Ferrari F1 2000
Race winner Michael Schumacher celebrates
Mika Hakkinen, Mclaren MP4-15, looks for damage to the floor of his car
Podium: Race winner Michael Schumacher, Ferrari, second place Mika Hakkinen, McLaren
18

O GP de San Marino de 2000 foi um excelente exemplo de como a Fórmula 1 da era do reabastecimento poderia ser tensa, já que Michael Schumacher, da Ferrari, superou o pole position Mika Hakkinen, da McLaren, para se manter à frente na busca pelo título. Após a corrida, o alemão disse: “Foi uma boa diversão, como uma classificação do início ao fim.”

Hakkinen disparou no início, quando Schumacher teve problemas na largada e se enroscou com David Coulthard, o que permitiu o avanço de Rubens Barrichello para o terceiro lugar, com a BAR de Jacques Villeneuve à frente do restante pelotão.

Leia também:

A corrida se desenvolveu em dois duelos distintos entre McLaren e Ferrari. Hakkinen e Schumacher lutaram juntos na primeira rodada de paradas, com Schumi consumindo mais combustível. Hakkinen parou mais cedo para sua segunda visita aos boxes, e o ritmo rápido de Schumacher nas voltas intermediárias fez com que ele voltasse bem à frente de Hakkinen, que reclamou do motor, quando Michael parou novamente. “Essas quatro voltas foram cruciais”, disse Schumacher mais tarde.

Mika Hakkinen, Mclaren MP4-15 leads at the start

Mika Hakkinen, Mclaren MP4-15 leads at the start

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Michael Schumacher, Ferrari F1 2000

Michael Schumacher, Ferrari F1 2000

Photo by: Motorsport Images

Hakkinen já havia atropelado alguns detritos em sua primeira passagem, “um pedaço de metal de alguma coisa”, que danificou a frente do assoalho de sua McLaren e diminuiu seu ritmo. No entanto, ele se recuperou nos estágios finais e diminuiu a diferença para Schumacher. O susto de Michael veio com um mal-entendido, quando foi dar uma volta na Sauber de Pedro Paulo Diniz, e os dois quase bateram.

Enquanto isso, Barrichello e Coulthard pararam na mesma volta na segunda rodada de pits - e Coulthard com menos combustível superou Barrichello por uma questão de centímetros. Ele se afastou com facilidade depois disso: “Eu sabia que estava mais rápido do que ele, felizmente meus rapazes fizeram um bom trabalho no pit stop.”

Depois de um duelo emocionante na frente, Schumacher venceu por apenas 1s168 - o que era menos do que a vantagem de Hakkinen sobre ele no final da primeira volta. Coulthard estava com mais de 50 atrás, tendo levado a melhor sobre Barrichello na disputa do terceiro lugar. Barrichello foi o último a não tomar volta do líder no final. Villeneuve e Mika Salo completaram o top-6, que pontuavam na época.

Race winner Michael Schumacher, Ferrari F1 2000

Race winner Michael Schumacher, Ferrari F1 2000

Photo by: Motorsport Images

Podium: Race winner Michael Schumacher, Ferrari, second place Mika Hakkinen, McLaren

Podium: Race winner Michael Schumacher, Ferrari, second place Mika Hakkinen, McLaren

Photo by: Motorsport Images

Foi a terceira vitória consecutiva de Schumacher, coroando um início perfeito de sua campanha para arrancar o título do atual campeão Hakkinen, que marcou seus primeiros pontos do ano após um péssimo início de temporada.

Depois da corrida, Schumacher disse: “Foi uma corrida emocionante e espero que os tifosi estejam felizes com o resultado! Tive um péssimo começo com uma enorme derrapagem. Mas consegui manter minha segunda posição.”

“Nossa estratégia continuou conforme o planejado. Não sabíamos o que Mika faria e tínhamos que adivinhar. As quatro voltas antes do segundo pit stop foram o momento decisivo em que acelerei muito. Talvez não tivéssemos a melhor escolha de pneus para as condições de hoje.”

“Tive um momento de preocupação quando tentei dar uma volta no Diniz. Ele tentou ser gentil e me deixar passar, mas era o lugar errado e quase o acertei. Tirando isso, a corrida foi bem divertida. Foi como se classificar do início ao fim.”

Mika Hakkinen,McLaren MP4/15 Mercedes leads Michael Schumacher, Ferrari F1 2000

Mika Hakkinen,McLaren MP4/15 Mercedes leads Michael Schumacher, Ferrari F1 2000

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

Mika Hakkinen, Mclaren MP4-15, looks for damage to his car

Mika Hakkinen, Mclaren MP4-15, looks for damage to his car

Photo by: Sutton Images

Hakkinen comentou sua corrida: “Estou feliz por ter marcado pontos, mas deveria ter vencido. Pouco antes do meu primeiro pit stop, bati em um pedaço de detrito que danificou o piso dianteiro do meu carro e deixou difícil guiar pelo resto da corrida.”

“Além disso, pouco antes do meu segundo pit stop, meu motor desligou na reta principal e eu perdi tempo para Schumacher, o que significa que ele conseguiu assumir a liderança após seu segundo pit stop.”

NELSON PIQUET e Nelsinho dão DETALHES de equipe na Stock; veja como será a 'versão Lauda' de Nelsão

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Um sorriso mesmo sem vitória? Quais são os pilotos mais carismáticos da F1, mesmo sem grandes resultados?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 2021: Confira os horários e como assistir ao GP da Emilia Romagna, em Ímola
Próximo artigo F1: Band confirma que transmitirá todas as classificações em TV aberta para São Paulo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil