Sauber deve anunciar dupla em meio a rumores com Alfa Romeo
Equipe suíça deve finalmente confirmar pilotos para 2018 no GP de Abu Dhabi e especulações dão conta de que utilizará nome Alfa Romeo como parte de aliança com Ferrari
A Sauber pretende ter laços mais fortes com a Ferrari e ficou claro por algum tempo que entregaria um dos seus assentos ao campeão de F2, o monegasco Charles Leclerc.
No entanto, a decisão do piloto número 2 foi muito mais difícil de adiar, com a Ferrari ponderando se deve ou não colocar seu outro competidor júnior, Antonio Giovinazzi, também.
Neste contexto, os proprietários da Sauber - que possui ligações estreitas com Marcus Ericsson - têm considerado se preferem ou não se comprometerem com o piloto sueco por mais uma temporada.
O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, pensa em como levar a parceria com a Sauber para a frente, incluindo a ideia de rebatizá-la como Alfa Romeo.
Marchionne há muito falou sobre seu desejo de trazer o nome Alfa Romeo de volta à F1, e com a Sauber ansiosa para abraçar um futuro a longo prazo com a Ferrari, há uma oportunidade de tentar fazer algo com a equipe suíça.
No final do ano passado, Marchionne sugeriu que a chave para um possível projeto Alfa Romeo fosse se tornar vinculado aos pilotos jovens da Ferrari.
"A Alfa Romeo na F1 poderia se tornar um bom cultivo para jovens pilotos italianos", disse ele à mídia italiana.
"O melhor, Giovinazzi, já está conosco, mas há outros além dele, e eles estão lutando para encontrar seus espaços. A Alfa Romeo, mais do que nossas equipes clientes, poderia oferecer esse espaço a eles."
Se isso é possível já para 2018 ou a longo prazo, não está claro no momento, mas se Marchionne der o sinal, então seria um grande impulso para a Sauber em termos de marca global.
Com o nome icônico e seu famoso trevo de quatro folhas na F1, haveria ótimas oportunidades para amarrar novos interesses de patrocinadores.
No final, porém, por todas as vantagens que a Sauber sabe que seria obtida de tal acordo, dependerá se Marchionne quer ou não colocar o peso do compromisso com a Alfa Romeo, especialmente em momentos tão delicados com os novos proprietários da F1, o Liberty Media.
Relatos adicionais por Jon Nobre
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.