Recomendado para você

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
Últimas notícias

Schumacher ou Prost? No ‘mano a mano' dos números, veja quem foi melhor

O Motorsport.com coloca os números das carreiras de dois dos gigantes da F1 lado a lado. Veja quem se deu melhor na comparação

Alain Prost, Williams, talks with Michael Schumacher, Benetton

Michael Schumacher é considerado por muitos o maior piloto da história da F1, à frente de nomes como Ayrton Senna, Juan Manuel Fangio e Lewis Hamilton. Ao mesmo tempo, muitas pessoas ignoram Alain Prost como um dos gigantes, tendo conseguido mais títulos que Senna, por exemplo.

Mas como Prost e Schumacher poderiam ser comparados, protagonizando duas épocas diferentes da F1? Confira na galeria e nos quadros abaixo e tire suas conclusões.

Leia também:

Corridas: Schumacher 306 – Prost 199
Schumacher tinha acabado de começar sua carreira na F1 quando Alain Prost conseguiu seu quarto título, em 1993. O alemão fez muito mais GPs em sua carreira na F1 do que Prost (306 a 199), o que é lógico, pois Schumacher competiu por 19 anos na F1, enquanto Prost esteve ativo por 12. Ambos guiaram por quatro equipes diferentes: Schumacher para Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes. Prost correu pela Renault, McLaren, Ferrari e Williams.
Vitórias: Schumacher 91 – Prost 51
Ambos correram quando suas equipes tinham o melhor carro. Schumacher na Ferrari, enquanto Prost na McLaren e Williams. Schumacher venceu 91 GPs contra os 51 de Prost, mas a diferença na porcentagem (vitória / GP) não é tão grande. Schumi venceu quase 30% de suas corridas, enquanto Prost 26%, uma diferença muito menor do que as estatísticas iniciais sugerem.
Pódios: Schumacher 155 – Prost 106
Schumacher terminou 155 vezes no pódio na F1, 49 a mais que Prost. Mas a taxa de pódios/GP é melhor para o francês que terminou 53% de suas provas entre os três primeiros. Schumacher terminou 50,7% de suas corridas no pódio. Durante a temporada de 1993, eles ficaram oito vezes juntos!
Poles: Schumacher 68 – Prost 33
Fato semelhante é o número de poles de ambos os pilotos, com Schumacher tendo mais que o dobro do número que Prost conquistou. A taxa de poles/GP não faz diferença aqui, com 22% para Schumacher e Prost tendo apenas 17%. Em termos de largada na primeira fila, porém, é Prost quem vence. Ele começou 43% de seus GPs na pole ou em segundo lugar no grid. Voltas mais rápidas: Schumacher 77 – Prost 41 A próxima batalha estatística significativa entre esses dois campeões é a volta mais rápida. Isso é claramente favorável a Schumacher, que fez a volta mais rápida em um quarto de suas corridas de F1 (25,2%, para ser exato). A taxa de Prost é de 20,6%. Mais uma vez, a diferença não é tão grande quanto você poderia ter pensado.
Corridas lideradas: Schumacher 142 – Prost 84
A última batalha de estatísticas é o número de GPs que eles lideraram ao menos uma volta: Schumacher vence com 142 corridas, um recorde que foi batido no ano passado por Lewis Hamilton. Mas, mais uma vez, a diferença das taxas (corridas na liderança/ GPs) não é tão grande entre os dois. Schumacher liderou 46% das corridas que começou com Prost tendo 42%.
5

Schumacher X Prost

Estatistica Michael Schumacher Alain Prost
GPs  306   199  
Vitórias 91 29.7% 51 25.6%
Pódios 155 50.7% 106 53.3%
Poles 68 22.2% 33 16.6%
Primeira fila 116 37.9% 86 43.2%
Volta rápida 77 25.2% 41 20.6%
Pontos 1566 5.12 798.5 4.01
Voltas 16825 55.0 10540 53.0
Quilometragem 81188 265.3 48978 246.1
Corridas lideradas 142 46.4% 84 42.2%
Voltas lideradas 5111 16.7 2684 13.5
Quilômetros liderados 24144 78.9 12481 62.7

Schumacher X Prost - de 1991 a 1993

Estatística Schumacher Prost
Vitórias 1 12.5% 7 87.5%
Poles 0 0.0% 13 100.0%
Voltas rápidas 5 45.5% 6 54.5%
Pódios 9 39.1% 14 60.9%
Primeira fila 1 5.6% 17 94.4%
Corridas lideradas 2 11.8% 15 88.2%
Voltas lideradas 63 12.8% 431 87.2%
Resultado entre eles 2 20.0% 8 80.0%
classificação entre eles 1 4.8% 20 95.2%
Número de voltas entre eles 141 16.1% 734 83.9%

Fonte: Forix.com/Motorsport Stats 

F1: Esnobado por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumacher

PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1

 

Artigo anterior Massa teria saído da F1 no meio da temporada 2018 se permanecesse na Williams: "não aguentaria"
Próximo artigo Engenheiro de Massa relembra derrota na última corrida de 2008 para Hamilton: “chorei por uma hora após a prova”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros