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Silverstone se diz aberto a sediar várias corridas da F1 em 2020 e usar traçado reverso

Autódromo que recebeu a primeira corrida da história da F1 se oferece para ajudar categoria para completar calendário

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Charles Leclerc, Ferrari SF90, Sebastian Vettel, Ferrari SF90, Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, and Lance Stroll, Racing Point RP19, practice starts at the end of the session

Com a pandemia de coronavírus continuando a impactar o esporte global, os chefes da F1 estão avaliando o calendário atual que já perdeu as oito primeiras corridas.

Silverstone confirmou recentemente que tinha até o final de abril para tomar uma decisão sobre o GP da Grã-Bretanha, previsto para 19 de julho.

Uma série de cenários estão sendo considerados pelas autoridades para reforçar o calendário de 2020, uma vez que as corridas forem retomadas, incluindo uma extensão da temporada para o próximo ano, enquanto a ideia de correr várias corridas na mesma pista também foi sugerida.

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Falando à Sky Sports, o diretor de Silverstone, Stuart Pringle, disse que a pista estava disposta a fazer o que fosse necessário para ajudar a F1, incluindo a realização de mais de uma corrida.

"Tudo o que eu fiz foi dizer à Fórmula 1 que estamos dispostos a trabalhar com eles da maneira que eles achem que seja do melhor interesse do campeonato", disse Pringle.

"A maioria das equipes está a poucos passos do circuito, então, operacionalmente, seria bem simples [sediar várias corridas]."

"Temos infraestrutura fixa, a equipe pode voltar para casa e dormir em suas próprias camas, em grande parte.”

"Se é assim que podemos ajudar, então eu estou muito satisfeito, eu ficaria encantado em fazer isso. Faremos o que for pedido."

Perguntado se havia alguma possibilidade em realizar uma corridas em sentido inverso, Pringle disse que, embora Silverstone não estivesse atualmente licenciada para fazer isso, essa hipóteses não pode ser descartada.

"Não é um pensamento tão bobo", disse Pringle. "Não temos licença para fazer isso, mas são tempos extraordinários, e acho que decisões extraordinárias estão sendo tomadas.”

"Nada está fora da mesa, mas igualmente, vamos ver como serão as próximas quatro semanas.”

"É difícil para a F1, eles não estão apenas olhando para o que está acontecendo na Grã-Bretanha, estão olhando para o que está acontecendo ao redor do mundo e como suas viagens devem se encaixar."

Uma série de grandes eventos esportivos programados para o verão já foram cancelados, incluindo o campeonato de tênis de Wimbledon, que deveria terminar apenas uma semana antes do GP da Grã-Bretanha.

Pringle explicou que Silverstone é capaz de levar mais tempo em sua decisão, o que significa que poderia avaliar completamente a situação.

"Silverstone é uma etapa de um campeonato mundial, e nossos colegas da Fórmula 1 estão trabalhando incrivelmente para tentar montar uma temporada que começaria muito mais tarde", disse Pringle.

"Houve vários cancelamentos e adiamentos, então eles estão tentando reconectar esse calendário juntos e nós somos um elemento disso.’

"Somos um local fixo, temos uma instalação e infraestrutura fixas. Também temos uma equipe incrivelmente experiente, eles sabem o que estão fazendo."

"Podemos nos permitir, no mês de abril, tomar uma decisão suficiente para a Fórmula 1, espero unir nossos planos."

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento. No momento, o GP da Itália é o primeiro da temporada.
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
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