Últimas notícias

Steiner: Gene Haas ainda está comprometido com a F1

Para o chefe da Haas, o dono da equipe, Gene Haas, continua comprometido com o projeto da F1, apesar de declarações recentes

Kevin Magnussen, Haas F1 Team, Gene Haas, Owner and Founder, Haas F1 Team, Guenther Steiner, Team Principal, Haas F1 Team and Romain Grosjean, Haas F1 Team

Equipe mais nova do grid da Fórmula 1, a Haas está entrando apenas na sua quinta temporada na principal categoria do automobilismo. A empreitada começou a partir do grupo de mesmo nome da NASCAR, pertencente a Gene Haas, com o objetivo de colocar uma equipe dos Estados Unidos no campeonato.

Em apenas quatro anos, a Haas chegou a apresentar grandes resultados, ao terminar o Mundial de Construtores de 2018 no quinto lugar. Mas o ano seguinte foi bastante difícil para a equipe, com os pilotos Romain Grosjean e Kevin Magnussen sofrendo com um carro difícil e imprevisível. Com isso, a Haas foi a penúltima no mundial, a frente apenas da Williams.

Leia também:

Falando com o Motorsport.com no início de março, Gene Haas disse que o início da temporada seria decisivo para o futuro da equipe, se permanecerá na F1 para além de 2020, acrescentando que um novo ano ruim "não ajudaria no caso".

Mas, segundo Guenther Steiner, chefe da equipe, ele não trataria as primeiras corridas da temporada de modo diferente devido ao peso dessa decisão, já que ele sempre trata como se fosse a última, a definidora.

"Eu lido com todas as corridas do mesmo jeito, dando o máximo", disse Haas. "A cada corrida, você dá o seu melhor. Você não pode fazer menos que o máximo. É o que sempre fazemos, não importa a categoria. Não estava presente quando ele disse isso. Então não sei comentar sobre. Mas acho que pode ter sido tirado um pouco fora de contexto".

Quando perguntado o que achava sobre o comprometimento de Haas com o projeto da F1, Steiner disse que não tinha preocupações, explicando que eles haviam conversado por telefone na quinta antes do GP da Austrália após quatro membros de equipes haviam sido testados para o Covid-19.

"Eu falei com ele naquela manhã, ele me ligou três horas antes para ver se tudo estava OK", disse Steiner. "Eu acho que ele está comprometido. Ele quer ver como estamos indo, o que está acontecendo com a equipe. Falei com ele no telefone por 50 minutos. Creio que ele ainda esteja comprometido".

GALERIA: Veja quem ganhou com o adiamento dos calendários do esporte a motor

Marc Márquez: O hexacampeão mundial da MotoGP sofreu uma cirurgia no ombro direito em novembro, a segunda em um dos membros superiores em dois anos, já que no ano passado ele teve que se recuperar de um procedimento no ombro esquerdo.
Após os testes de pré-temporada da MotoGP, Márquez se queixava do processo de recuperação que vinha enfrentando, dizendo que era mais complexo do que a do ano anterior.
Além disso, o desempenho da Honda durante os testes também era uma preocupação, não saindo do jeito que o espanhol gostaria.
Até agora, a previsão de início da temporada 2020 da MotoGP, que já teve provas da Moto2 e Moto3 no Catar, é de acontecer no GP da Espanha, em 3 de maio.
O ‘ganho’ de dois meses para Márquez já foi comentado até pelo chefe da Ducati, Gigi Dall'Igna:
Maverick Viñales: Um dos candidatos a destronar Marc Márquez é Maverick Viñales. Mas, o piloto da Yamaha passou por um susto, que poderia ter atrapalhado sua jornada, caso os adiamentos das provas da MotoGP não tivessem acontecido por causa do Covid-19.
No dia 12 de março, Viñales sofreu um acidente de motocross e foi parar no hospital, onde ficou em observação.
O espanhol não sofreu nenhuma fratura, mas em um ritmo normal do calendário poderia o prejudicar muito.
Ryan Newman: A NASCAR conseguiu realizar quatro provas até a parada ocasionada pelo coronavírus. Logo na primeira, um grande susto envolvendo o piloto veterano Ryan Newman, que voou em Daytona e acabou atingindo o carro de Carey Lajoie de cabeça para baixo, a poucos metros da linha de chegada.
Newman foi levado para o hospital, onde ficou em observação por três dias.
Por causa dos ferimentos na cabeça, ele não pôde retornar nas etapas de Las Vegas, Fontana e Phoenix, mesmo fazendo suas atividades normalmente.
Em Phoenix, inclusive, ele acompanhou a corrida in loco. A previsão é de que a NASCAR volte em Martinsville, no dia 9 de maio, com grandes chances de ter Newman novamente no grid. Caso o campeonato transcorresse normalmente, ele perderia as etapas de Atlanta, Homestead-Miami, Texas, Bristol, Richmond, Talladega e Dover, o que prejudicaria sensivelmente suas pretensões de participação dos playoffs.
Brett Moffitt: Campeão da NASCAR Truck Series em 2018, Moffitt preferiu não aderir à quarentena e acabou se acidentando em um treino de motocross no último sábado.
O piloto de 27 anos, que atualmente ocupa a quarta colocação na categoria de picapes da NASCAR, fraturou as duas pernas e passou por cirurgias.
O tempo de recuperação estimado pelos médicos é de oito semanas. É esperado o seu retorno no dia 15 de maio, em Charlotte.
Cacá Bueno: Mas nem só aqueles que precisam de tempo para se recuperar de lesões foram beneficiados pelas paralisações ocasionada pelo coronavírus. Há casos também de pilotos que lutavam contra o tempo para se garantir no grid.
É o caso de Cacá Bueno, que em entrevista exclusiva ao Motorsport.com revelou toda as dificuldades em garantir um assento na Stock Car esse ano, em virtude da mudança de rumos de investimento da Cimed.
Até antes do anúncio do adiamento da etapa inaugural da Stock em Goiânia, a Corrida de Duplas, Cacá ainda não havia anunciado seu destino na categoria em que é pentacampeão.
A paralisação por tempo indeterminado das atividades no Brasil certamente dará tempo a ele de tentar estar no grid quando o campeonato começar.
Outros pilotos de nome da Stock Car que competiram em 2019 também ainda não têm definição, como Max Wilson (foto), Valdeno Brito, Guga Lima e Felipe Lapenna.
21
In this article
Luke Smith
Fórmula 1
Haas F1 Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Por que as principais equipes da F1 têm suspensões tão diferentes?
Próximo artigo McLaren mantém troca para motores Mercedes em 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros