Temporada da F1 pode começar apenas em junho, no GP do Azerbaijão
Além de Austrália e China, Bahrein, Vietnã, Holanda, Espanha e Mônaco podem ter corridas adiadas ou canceladas
A Fórmula 1 pode estar planejando começar a temporada 2020 apenas em junho, no GP do Azerbaijão. É o que apurou o Motorsport.com em meio aos indicadores de que a crise do Coronavírus deverá persistir por alguns meses.
Com o cancelamento oficial do GP da Austrália, espera-se que as lideranças da FIA e Fórmula 1 confirmem que as corridas do Bahrein, marcada para a próxima semana, e o evento a seguir, no Vietnã, sejam adiados.
Fontes no paddock disseram que com o caos instalado em Melbourne, após um membro da McLaren ser diagnosticado com o Covid-19, várias equipes indicaram que não competirão no Bahrein.
A situação do Vietnã também se tornou instável após as novas restrições de viagem que foram tomadas pelas autoridades do país para tentarem conter o avanço do Coronavírus.
Mas com a elevação dos indicadores de que a pandemia global só vá piorar na Europa nas próximas semanas, a F1 esta trabalhando com a ideia de postergar os GPs da Holanda, Espanha e Mônaco.
Isso pode significar que a categoria vá esperar até o GP de Baku, em 7 de junho, para abrir a temporada e que posteriormente tentará trabalhar com um calendário mais curto.
O CEO da Fórmula 1, Chase Carey, disse nesta sexta-feira em Melbourne, que em meio ao rápido avanço do Coronavírus, o esporte estava pronto para discussões difíceis sobre os próximos passos.
"Neste momento nosso foco está em lidar com as questões deste fim de semana", disse Carey. "Eu acabei de vir do Vietnã, então estamos discutindo com nossos parceiros sobre as próximas corridas".
"Acho que neste ponto o que nós realmente queremos é garantir que lidaremos com os problemas aqui, lidar com eles adequadamente".
"mas nos próximos dias, vamos nos debruçar sobre os eventos seguintes. É uma situação bastante difícil de prever, todos usam a palavra 'fluida', é obviamente uma situação fluida".
"A situação hoje é diferente de dois dias atrás, que é diferente de quatro dias atrás. Então tentar adivinhar quando as condições estão mudando rápido desse jeito é desafiador".
Questionado onde as pessoas devem reservar ingressos da F1, Carey respondeu: "Todos querem uma resposta e eu adoraria tê-la. Acho que você não poder forçar uma explicação para algo que neste momento você não sabe responder".
"Acho que nós só precisamos continuar com o que estamos fazendo, alcançando a todos, todos os especialistas que pudermos ao redor do mundo".
"Claro que somos um esporte global. E por isso, vocês sabem, que não estamos lidando com uma questão de apenas país, estamos envolvidos com uma série de complexidades. Mas eu acho que precisamos continuar lidando com isso a medida que a situação evolui".
Veja galeria que explica os impactos do Covid-19 no esporte a motor:
Podcast #033 - O início da temporada 2020 da F1, os impactos do coronavírus na categoria e o retrospecto de Prost versus Senna na chuva
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.