Fórmula 1 GP da Holanda

Verstappen pode se igualar a três ícones da F1 caso vença GP da Holanda

Piloto da Red Bull planeja quebrar 'jejum' após perder as quatro últimas vitórias

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1ª posição, comemora no Parc Ferme

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Neste fim de semana a Fórmula 1 retorna para a etapa da Holanda e traz consigo a expectativa de Max Verstappen quebrar o 'jejum' de vitórias. O piloto já não sobe ao lugar mais alto do pódio desde a Espanha, marcando quatro corridas seguidas sem o primeiro lugar.

Leia também:

Desde que o GP da Holanda retornou ao calendário da F1 em 2021, Verstappen venceu as três edições em casa e, agora, busca a quarta consecutiva após a pausa de agosto. Caso consiga, ele irá se igualar a outras três lendas do automobilismo.

A primeira vitória na Holanda aconteceu exatamente em 2021, quando o piloto garantiu a pole position, ficando a apenas 0s38 de Lewis Hamilton, na Mercedes, na classificação. À época, o britânico era o rival principal de Verstappen e conseguia batalhar pelas primeiras posições.

A conquista do pódio foi de extrema importância para o holandês, uma vez que os 25 pontos permitiram que ele assumisse a liderança da tabela de pilotos e conseguisse fazer uma campanha de grande sucesso, garantindo seu primeiro título.

Em 2022, Verstappen repetiu o feito, mas naquele ano, seu principal rival era Charles Leclerc, da Ferrari. O monegasco chegou a assumir o campeonato, mas perdeu a liderança ao longo da temporada, dando espaço para Sergio Pérez assumir a liderança antes do GP da Holanda.

Porém, a diferença entre os dois pilotos da Red Bull era de 93 pontos, desta maneira, o holandês parecia despreocupado e teve mais chances de desempenhar bem em pista. Verstappen conquistou a pole position, mais uma vez, sendo seguido pela dupla da Ferrari - Leclerc e Carlos Sainz.

Durante a corrida, Hamilton se mostrou um adversário difícil de bater, chegando a liderar por algumas voltas ao fazer menos pit stops, mas foi ultrapassado pelo piloto da casa e terminou na posição original.

Lewis Hamilton, Mercedes W13, battles with Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, for the lead after the restart

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Ao fim de 2022, Max terminou pedindo que a próxima temporada fosse mais competitiva - o que acabou não acontecendo. Quando a etapa de Zandvoort chegou, o holandês já tinha altas chances de se consagrar campeão daquele ano, conquistando seu terceiro título sem mesmo competir até o fim.

Em 2023, a forte chuva colocou em dúvida a vitória que parecia certa da corrida para Verstappen. Isso se deu porque a precipitação ia e voltava, tornando difícil a administração dos pneus, mesmo que ele tenha largado da pole.

No início da etapa, o piloto postergou sua parada para colocar os compostos de chuva forte; encarou Pérez e, no fim, conseguiu segurar Fernando Alonso para tomar a vitória. Ao subir no pódio, além de entrar para a lista de competidores que venceram pelo menos três vezes em casa, Verstappen também se igualou outro recorde.

Em 2013, Sebastian Vettel estabeleceu o recorde de maior número de vitórias consecutivas em uma única temporada. Ao ganhar o GP da Holanda naquele ano, Verstappen se colocou na mesma posição - com nove corridas.

Agora, Max chega buscando sua oitava vitória em um GP na temporada e, se isso se tornar realidade, entrará para a lista que inclui Juan Manuel Fangio, Jim Clarck e Hamilton.

PILOTO

GP VITÓRIAS ANOS TOTAL DE VITÓRIAS
Juan Manuel Fangio Argentina 4 1954-1957 4
Jim Clark Grã-Bretanha 4 1962-1965 5
Lewis Hamilton Grã-Bretanha 4 2014-2017 9
Alain Prost França 3 1988-1990 6
Lewis Hamilton Grã-Bretanha 3 2019-2021 9
Max Verstappen Holanda 3 2021-2023 3
Alberto Ascari Itália 2 1951-1952 2
Emerson Fittipaldi Brasil 2 1973-1974 2
David Coulthard Grã-Bretanha 2 1999-2000 2

Atualmente, Verstappen tem uma vantagem de 78 pontos sobre Lando Norris na tabela de pilotos, o que equivale a três vitórias, incluindo o bônus pela volta mais rápida. Os dois devem se enfrentar bastante em pista nas últimas 10 corridas da temporada, isso porque a McLaren está mostrando bom ritmo, enquanto a Red Bull enfrenta problemas.

Nas últimas quatro corridas, o holandês perdeu o primeiro lugar para três pilotos diferentes - George Russell, Hamilton e Oscar Piastri. Mas, ao longo da temporada, sete competidores já venceram GPs. - Leclerc, Sainz e Norris -, provando que a dominância dos taurinos está cada vez menor.

Max Wilson DESVENDA CRISE da Red Bull, REBATE DETRATORES de Drugo e cia, CRITICA CONTRATOS da F1 e +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST analisa GP da Áustria de MotoGP e faz prévia do Sertões 2024

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Redação Motorsport.com
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Empresário aponta motivos de Drugovich ainda não correr na F1
Próximo artigo F1 - Leclerc sobre Sainz: Houve momentos em que nos odiamos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros