Vettel: "Pódio de Leclerc é a única satisfação" da Ferrari na França
Tetracampeão diz que, além de seu ponto extra pela volta mais rápida, terceiro lugar do monegasco é o único ponto positivo para a equipe
Sebastian Vettel admitiu que a Ferrari não atingiu seu objetivo no GP da França da Fórmula 1 (veja fotos na galeria no fim desta matéria). Para o alemão, além de seu ponto extra pela volta mais rápida da prova, o pódio do companheiro monegasco Charles Leclerc é o único motivo de alegria para a equipe em Paul Ricard.
Na etapa anterior, no Canadá, Vettel deu uma vitória à Ferrari na pista. Entretanto, uma punição polêmica por retorno perigoso à pista após escapada em Montreal renderam adição de 5s no tempo de prova do alemão, que caiu para segundo, atrás do rival Lewis Hamilton.
Na França, o tetracampeão e a escuderia tinha o objetivo de se redimirem, mas em nenhum momento conseguiram competir com as dominantes Mercedes, mesmo com atualizações aerodinâmicas no SF90. No fim das contas, o time de Maranello deixa Paul Ricard em uma situação bem pior do que chegou.
Após problemas no treino classificatório, Vettel largou apenas em sétimo e foi para uma corrida de recuperação. Entretanto, após ultrapassar os dois carros da McLaren, o alemão estacionou no quinto posto, incapaz de superar a Red Bull de Max Verstappen.
"O ritmo do terceiro para o quinto colocados foi bastante semelhante, por isso foi bastante difícil", explicou o tetracampeão. "Eu fiquei isolado no quinto lugar. O primeiro stint foi muito bom, acho que estávamos nos aproximando de Charles e Max, mas no segundo eu sofri um pouco mais com o equilíbrio”.
Em geral, o meu ritmo e os de Charles e Max foram praticamente o mesmo durante toda a corrida. Mesmo que eu tivesse alcançado o Max, teria sido muito difícil passar por ele", ponderou o alemão.
Incapaz de ultrapassar a Red Bull, o objetivo de Vettel era conseguir o ponto extra pela volta mais rápida. Após trocar para pneus macios na última volta, o tetracampeão obteve êxito na empreitada.
Ele explicou porquê optou por fazê-lo no último momento. "Bem, nós tivemos que fazer isso, se tivéssemos tentado antes, obviamente Max também teria tentado”, esclareceu o piloto do carro #5.
Em relação ao geral da prova, Vettel disse que ultrapassar Norris e Sainz nos estágios iniciais foi o momento mais divertido. No entanto, o tetracampeão admitiu que o time de Maranello falhou no objetivo.
"Queríamos chegar perto da Mercedes e não o fizemos. Então, nesse sentido, temos de ser honestos: nós falhamos. O objetivo principal era vir aqui e diminuir a diferença para eles, e infelizmente nossas peças não funcionaram como esperávamos", lamentou.
No próximo fim de semana, acontece a etapa da Áustria. O intervalo curto entre as prova impede grandes evoluções no carro da Ferrari, mas o alemão espera que o circuito austríaco seja mais favorável ao SF90 do que Paul Ricard. “O carro que tivemos na França será o mesmo do próximo fim de semana, mas espero que as características da pista nos ajudem”.
GALERIA: Melhores imagens do GP da França da Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.