Vettel quer ter conversa privada com Verstappen sobre toque
Sebastian Vettel quer ter uma conversa particular com Max Verstappen sobre sua condução defensiva, em vez de se envolver em uma guerra pública de palavras.
O piloto da Ferrari considerou que seu rival da Red Bull foi agressivo demais na tentativa de manter o terceiro lugar no GP do Japão, quando o alemão tentou mergulhar por dentro na curva Spoon na nona volta de prova.
Com Verstappen também tendo colidido com Kimi Raikkonen na volta de abertura da prova, Vettel acredita que é necessária uma conversa com o holandês.
“Ele é rápido, mas não ajuda a forma com que ele retornou à pista com Kimi”, disse Vettel, quando questionado sobre a postura de Verstappen diante de seus rivais.
“Eu não quero que termine como ‘Seb diz isso, Max diz aquilo’. Vou conversar com ele quando for a hora certa, então prefiro fazer desta forma.”
“Mas vocês me perguntam essas coisas, então dou minha resposta.”
Vettel segue convicto de que sua manobra na curva Spoon não foi ambiciosa demais e rejeita sugestões de que ele deveria ter esperado por um momento melhor, especialmente por saber que Verstappen teria uma punição de 5s pelo incidente com Raikkonen.
“O quanto tempo podemos nos dar ao luxo de esperar?”, questionou aos repórteres. Obviamente não estou correndo só contra ele. Estou correndo, idealmente, contra os caras da frente.”
“Sua bateria estava recarregando. Eu vi a luz acendendo. Economizei minha bateria nos esses para ficar próximo, e tive uma boa saída do grampo. Tive um grande vácuo na curva 12, fiquei lado a lado com ele quando freamos e viramos.”
“Tive situações simulares com outros e conseguimos fazer a curva. Não é o ponto de ultrapassagem ideal, mas, se você está lado a lado, acho que é justo neste cenário e nesta ocasião. Fiz meu melhor para tentar evitar contato, mas ele continuou se aproximando. Então, para onde eu deveria ter ido?”
Vettel acha que Verstappen teve oportunidade suficiente para evitar o acidente e admitiu que o holandês até aliviou os freios para tentar dificultar ainda mais.
“O problema é que, assim que ele viu que eu estava lado a lado, ele soltou o freio e tentou forçar. Mas acho que isso é errado. Não acho que ele também fez a curva.”
“Ele só olhou para mim, mas deveria manter a visão geral na pista e deveríamos tentar fazê-la lado a lado, e depois desvendar quem fica por dentro e por fora.”
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H and Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.