Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Vettel: reclamações de pilotos provocam punições pesadas

Sebastian Vettel acredita que ele e outros pilotos da F1 trouxeram punições excessivas para a categoria ao “choramingarem e reclamarem”.

Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari in the Press Conference
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H crosses the line
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, arrives on the grid
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

O líder da atual temporada da F1 recebeu três posições de punição no grid no último fim de semana, durante o GP da Áustria, por ficar no caminho de Carlos Sainz durante o Q2.

Vettel explicou depois da classificação que a Ferrari não havia lhe informado da aproximação de Sainz, mesmo que os comissários decretaram que, “estando ciente do problema da visão traseira com seus espelhos”, ele deveria ter saído da trajetória de corrida por precaução.

Após a corrida, quando conseguiu sair de sexto para terminar em terceiro, Vettel continuou frustrado, mas reconheceu que as atitudes dos pilotos nos anos recentes pressionaram os comissários a adotar uma política bastante rigorosa.

“Não me falaram. Tentei ficar de olho nele. Não quero me prolongar muito sobre isso, mas... O livro de regras agora é muito grande”, disse.

Leia também:

“Acho que é o resultado por todos os pilotos, todos nós, choramingarmos e reclamarmos. ‘Oh, ele fez isso, ele fez aquilo’.”

“No fim, deveríamos poder resolver tudo na pista. É nisso que acredito.”

Sainz aceitou a explicação de que Vettel o bloqueou de forma acidental.

“Sinto que essas situações são mais culpa dos engenheiros, não dos pilotos, por não avisarem que alguém está se aproximando”, disse Sainz após a classificação.

“Devo admitir que, se o incidente evitasse que eu fosse ao Q3, eu estaria aqui com muito mais raiva, muito mais decepcionado. Mas fiz uma boa volta no Q2.”

Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting explicou durante o fim de semana do GP da Áustria que os comissários usam um banco de dados de todos os incidentes e aplicações de regras dos anos recentes para definir as punições.

Quando questionado pelo Motorsport.com sobre a punição a Vettel, ele disse que ela se embasou em precedentes passados. “Acho que foi merecido. Completamente consistente com outras decisões.”

Whiting também indicou que os comissários podem, no futuro, passar a considerar as consequências do incidente em vez de apenas focar na atitude do piloto infrator na hora de decidir pela punição.

Ele reconheceu que, caso isso tivesse sido aplicado na Áustria, a punição a Vettel seria mais leve pelo fato de Sainz ter avançado ao Q3.

“O impacto foi pequeno, então, se formos seguir o caminho de avaliar as implicações do acidente, então poderíamos dizer ‘não houve danos, não houve infração’”, explicou.

“Mas isso não é algo que pensamos no momento. Estamos pensando nisso, falando sobre isso, mas não é algo que fazemos no momento.”

Reportagem adicional de Scott Mitchell

Artigo anterior Sainz diz que bolhas tornaram Renault um carro "inguiável"
Próximo artigo Magnussen se entristece com fase ruim da McLaren

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros