Depois de uma atuação abaixo do esperado em sua terra natal, Mark Webber se mostrou empenhado em reverter a situação na Red Bull ao liderar as duas sessões de treinos livres para o GP da Malásia, disputadas nesta sexta-feira em Sepang.
O australiano dominou a sessão desde a primeira meia hora, estabelecendo a marca de 1min36s876 e superando a McLaren de Jenson Button em apenas 0s005. Completando o "G4", Lewis Hamilton apareceu em terceiro, seguido pelo atual campeão Sebastian Vettel, dando indícios de que a briga na segunda etapa deve mesmo girar entre Red Bull e McLaren, que ficaram separadas por dois décimos.
O segundo pelotão, mais de um segundo atrás dos líderes, será uma salada de Mercedes, Ferrari e Renault, com Michael Schumacher (Mercedes) em quinto, seguido por Felipe Massa (Ferrari), Nico Rosberg (Mercedes), Nick Heidfeld (Renault) e Fernando Alonso (Ferrari). Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, completa a lista dos dez melhores da tabela de tempos.
O outro brasileiro na pista, Rubens Barrichello, foi 12º com a Williams, após dar 30 voltas. A sessão contou com menos quebras, mas teve problemas com a Hispania de Vitantonio Liuzzi, que apresentou um defeito hidráulico após passar em cima de uma zebra, e a trapalhada de Pastor Maldonado, que entrou rápido demais na pista auxiliar que leva aos boxes e bateu seu Williams na proteção de pneus.
Como foi o treino
A sessão começou com 31ºC de temperatura ambiente e 49ºC de asfalto, com uma umidade menor, em 51%. E a Lotus Renault, que teve problemas com o conjunto suspensão/roda em seus dois carros, anunciou que ficaria de fora do começo do segundo treino até encontrar uma boa solução para os carros, enquanto a Virgin prometeu trabalhar para colocar o carro de D'Ambrosio à tempo na pista. Hamilton instaurou um domínio inicial, sendo superado por Maldonado.
A segunda fase do treino começou com os pilotos usando pneus macios e pulando para a frente, caso de Schumacher e Alguersuari. Mas a Red Bull não quis conversa e seus pilotos logo quebraram a barreira de 1min37s com Webber, seguido de Vettel. A Hispania manteve o costume de quebrar, desta vez com Liuzzi, e Maldonado bateu de frente na pista que leva aos boxes, quebrando a asa dianteira de seu carro. Karthikeyan teve novamente problemas de motor, que "fumava" em alguns momentos.
A parte final teve sol e começou com muita gente nos boxes. A Renault, que corrigiu os problemas de seus carros, viu Heidfeld subir de cara para o sétimo posto, provando que possui um equipamento equilibrado. Button, por sua vez, fica apenas 0s005 de Webber, trazendo Hamilton e Vettel consig, mostrando que a briga em Sepang deve ficar entre Red Bull e McLaren, com Mercedes, Ferrari e Renault brigando no segundo pelotão. Por fim, a Marussia Virgin bem que tentou, mas não conseguiu fazer com que D'Ambrosio entrasse na pista.
Neste sábado, a ação começa mais tarde para os brasileiros: o terceiro treino livre está previsto para as 2 da manhã, com transmissão do SporTV, enquanto a tomada de tempos acontece às 5h; a Rede Globo exibe a classificação ao vivo. O TotalRace acompanha todas as movimentações "in loco".
Resultado do segundo treino livre: