Recomendado para você

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'
Porsche Cup: Neumann lidera treino livre da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup: Neumann lidera treino livre da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Neumann lidera treino livre da Sprint Challenge em Interlagos
F1: Piastri ri de 'teorias da conspiração' contra ele na McLaren

F1: Piastri ri de 'teorias da conspiração' contra ele na McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Piastri ri de 'teorias da conspiração' contra ele na McLaren

Whiting: incerteza sobre segurança motivou largada abortada

Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, revelou que abortou primeira largada do GP da Austrália por não estar certo de que era seguro largar após sequência de eventos que o deixaram inseguro quanto à segurança naquele momento

Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, after an aborted start

O GP da Austrália, realizado neste domingo (26), teve dois procedimentos de largada. No momento do cancelamento do primeiro procedimento de largada, não ficou claro o motivo que levou Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, a não acionar as luzes vermelhas.

Após a prova, Whiting explicou que o fato de Sergio Pérez ter parado momentaneamente na posição errada no grid e a luz de alerta ter sido acionada na posição de Daniil Kvyat o deixaram com dúvidas quanto à segurança naquele momento, o que levou o diretor a cancelar a largada.

"Eu abortei a largada porque havia incerteza e eu sempre quero estar certo - ou o mais certo que posso - de que está tudo bem antes de apertar o botão de largada", disse Whiting ao Motorsport.com.

"Primeiro, Pérez parou na posição errada, mas após alguns segundos começou a se direcionar para o local correto. Ao mesmo tempo, o comissário responsável pelo painel ao lado do carro de Kvyat acionou a luz amarela, indicando que havia algum problema."

"Porém, nem eu e nem meus colegas na direção de prova conseguimos ver o problema, então acreditei que a melhor opção era abortar o procedimento e ordenar uma segunda volta de apresentação", afirmou.

Não houve uma resposta concreta quanto aos motivos que levaram o comissário a acionar a luz amarela para Kvyat, mas tudo pode ter sido desencadeado pelo nervosismo do fiscal após um pequeno fogo no carro do russo, já que a Toro Rosso trabalhou no carro do piloto já no grid.

"No vídeo, ficou claro que não havia nada de errado no carro de Kvyat e o piloto não fez nenhum sinal de alerta, então talvez tenha sido o caso de o comissário ter ficado nervoso com o momento. Não explica totalmente o acionamento da luz amarela, mas as pessoas fazem coisas inexplicáveis quando estão sob pressão", acrescentou Whiting.

"De qualquer forma, o ponto é que havia incerteza sobre se era seguro largar naquele momento, por isso o procedimento foi abortado. Nenhum piloto pareceu culpado por isso, então nenhum deles foi encaminhado para largar do pitlane", completou.

Artigo anterior Wolff: Ritmo, e não estratégia, deu vitória à Ferrari
Próximo artigo Vettel volta a celebrar, Massa pontua: domingo em imagens

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros