Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Últimas notícias

Whiting: Reclamações sobre comissários não tem fundamentos

Diretor de corridas da F1 rebate acusações de que comissários não são coerentes

Charlie Whiting, FIA Delegate in the Press Conference discussing the Kimi Raikkonen, Ferrari and Max Verstappen, Red Bull Racing incident at United States Grand Prix
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, celebrates as he crosses the line ahead of Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Valtteri Bottas, Mercedes-Benz F1 W08  and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13 battle
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, crosses the line ahead of Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, battles with Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Charlie Whiting, FIA Delegate and Matteo Bonciani, FIA Media Delegate in the Press Conference discussing the Kimi Raikkonen, Ferrari and Max Verstappen, Red Bull Racing incident at United States Grand Prix
Charlie Whiting, FIA Delegate and Matteo Bonciani, FIA Media Delegate in the Press Conference discussing the Kimi Raikkonen, Ferrari and Max Verstappen, Red Bull Racing incident at United States Grand Prix
Charlie Whiting, FIA Delegate in the Press Conference discussing the Kimi Raikkonen, Ferrari and Max Verstappen, Red Bull Racing incident at United States Grand Prix
Charlie Whiting, FIA Delegate in the Press Conference discussing the Kimi Raikkonen, Ferrari and Max Verstappen, Red Bull Racing incident at United States Grand Prix

Enquanto Max Verstappen continua decepcionado por ter sido punido no GP dos Estados Unidos, Charlie Whiting, diretor de corridas da F1, explicou as recentes polêmicas da última corrida da categoria no Texas.

"Temos que tentar adotar uma abordagem prática para isso. Há a vontade de deixar os pilotos competirem", afirmou Whiting antes do GP do México. "É somente quando fica absolutamente claro que os comissários precisam se envolver."

"Em suma, acho que as acusações de inconsistência são praticamente sem fundamento. A única vez que ficou absolutamente claro que o piloto ganhou vantagem [em Austin], ele foi devidamente punido."

Enquanto os pilotos apontaram que alguns rivais cortaram caminho sem qualquer punição, Whiting explicou que a transmissão de dados ao vivo para os delegados dá uma resposta definitiva sobre se um piloto ganhou ou não a vantagem que está definida nos regulamentos.

"Ficamos atentos sempre a essas passagens fora da pista, particularmente na curva 19. Fizemos isso durante a classificação e não vimos nada que nos deu qualquer motivo de preocupação. Pudemos fazer isso durante uma corrida também."

Ele acrescentou: "Deixar a pista não é uma infração em si, mas, se um piloto faz isso, ele deve voltar com segurança e sem obter nenhuma vantagem duradoura. Essas palavras são realmente importantes neste caso."

"Houve várias ocasiões em que os pilotos deixaram a pista durante a corrida e nos treinos que foram examinados formalmente pelos comissários, mas nenhuma vantagem duradoura foi obtida."

"O ponto aqui é realmente que os comissários sentiram que ele ganhou vantagem. Ele encurtou a trilha, claramente estava fora de pista e passou por outro piloto ao mesmo tempo."

"Então, para eles, a decisão foi bastante simples tecnicamente, mas emocionalmente, não foi tão fácil porque a decisão teve que ser feita com bastante rapidez."

Nova abordagem

Whiting disse que ficaria mais do que feliz por ter um sistema que não precise punir aqueles que saíssem da pista.

"Seria muito melhor se pudéssemos encontrar algo, um sistema, um procedimento ou características nesse circuito que fossem absolutamente inequívocos sobre se era mais rápido ou não."

"A maneira de fazer isso é usar zebras muito maiores. Nós nos afastamos das caixas de brita há anos, o que deu origem às áreas que temos agora."

"Há também a complexidade de uma pista que tenta atender a todos os tipos de carros e motos. Em Austin eles têm uma extensão extraordinária para garantir que os dois possam coexistir".

 

Artigo anterior Hartley e Gasly devem ficar na Toro Rosso até o fim de 2017
Próximo artigo Verstappen pede desculpas por críticas à FIA após punição

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros