Últimas notícias

Audi e Porsche estabelecerão regras para rivalidade na F-E

Fabricantes, pertencentes ao mesmo grupo, tentarão manter disputa aberta, mas cogitam medidas para dividir custos

Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, leads Neel Jani, Dragon Racing

Montadoras do grupo Volkswagen, Porsche e Audi se encontrarão em um futuro próximo para discutir se elas deverão colaborar uma com a outra na Fórmula E.

Depois de três anos competindo entre si no Mundial de Endurance, a saída da Audi para se focar na Fórmula E deixou a Porsche como única representante da Volkswagen no WEC.

Contudo, com a Porsche também deixando a classe LMP1 para se juntar à Fórmula E em 2019/2020, as duas marcas se encontrarão para estabelecer como será sua relação na divisão elétrica.

O chefe de automobilismo da Audi, Dieter Gass, explicou que as conversas ainda não aconteceram, mas que “é melhor que elas aconteçam logo, para que então você saiba onde você está e o que irá fazer”.

Ele afirmou que as duas fabricantes precisam estabelecer “como que é possível trabalhar em conjunto em um campeonato”.

“É importante estabelecer as regras, pelo menos”, disse Gass ao Motorsport.com. “Você pode economizar muito dinheiro se tiver algumas áreas de cooperação. Ambas as marcas estão fazendo isso para mostrar seu nível de competência tecnológica e para vencer corridas.”

“Você não quer usar exatamente o mesmo carro. Você quer competição, mas acho que vale a pena ter uma conversa e concordar em como proceder.”

Gass descreveu a relação das marcas no WEC como “completamente separada” e afirmou que os diferentes conceitos, com a Audi preservando um motor a diesel e a Porsche usando uma unidade a gasolina, estabeleceu um sentimento “muito, muito forte de competição”.

Ele afirmou que é impossível dizer quais são as áreas de colaboração, se houver alguma, será buscada na Fórmula E.

“Isso seria levar as coisas um pouco longo de mais neste estágio. Precisamos começar falando o que não fazemos e depois ver o que fazemos em comum.”

“Simulação, talvez, seja um bom exemplo, porque podemos pagar apenas uma vez para fazer o mapeamento da pista e usar isso em ambas as equipes. Não é ceder nada, mas ainda assim economiza dinheiro.”

A Porsche analisou emprestar alguns engenheiros para a Dragon Racing a fim de ganhar conhecimento técnico antes de sua entrada como equipe própria, mas isso não se concretizará.

Gass indicou que seria improvável para a Porsche estar como “espectadores” na garagem da Audi para aprender a categoria.

“Isso é sempre difícil. Se você está gerenciando uma operação, ter alguém ali não ajudaria muito e seria como um obstáculo para nós.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Kobayashi pode manter vaga na Andretti na Fórmula E
Próximo artigo Vettel admite não ser fã da Fórmula E: “Não é o futuro”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil