Cofundador da Fórmula E revela presença de Emerson Fittipaldi no eP de SP e celebra corrida no Brasil: "Objetivo prioritário"
Dirigente celebra prova, após anos de tratativas com SP, Rio e Minas, e destaca fato de que categoria terá alcance nacional em TV aberta pela 1ª vez no País
Neste fim de semana, a Fórmula E desembarca no Brasil pela primeira vez para a disputa do ePrix de São Paulo no Sambódromo do Anhembi, que recebe a sexta etapa da nona temporada da categoria elétrica.
Ao Motorsport.com, o espanhol Alberto Longo, cofundador da F-E, destacou que a presença da competição no País era um "objetivo prioritário" desde antes do primeiro campeonato, no ano de 2014.
De lá para cá, já aconteceram inúmeras tratativas para corridas não só na capital paulista, mas também no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. No fim das contas, as tentativas anteriores não 'vingaram', mas agora o dirigente está otimista para o futuro da F-E na maior cidade brasileira.
"Depois de muitos anos, a F-E está no Brasil. Era um objetivo prioritário desde o princípio [da categoria], mas há muito complexidade para 'abrigar' uma corrida da F-E. Demoramos muito, mas agora estamos aqui... Esperamos que por muito tempo", disse Longo à reportagem.
O contrato entre F-E e a prefeitura paulistana é válido por cinco anos e o ePrix desta temporada terá a participação de dois representantes do País. Um deles é 'de casa': o paulistano Lucas di Grassi, campeão da F-E 2016–17 pela Audi e que atualmente corre pela Mahindra. O piloto está envolvido na categoria desde a sua concepção, antes mesmo do primeiro campeonato. Além dele, Sérgio Sette Câmara, piloto mineiro da equipe NIO 333 e que corre na F-E desde a temporada 2019–20.
Emerson Fittipaldi
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Longo também destacou a história brasileira no automobilismo e revelou a presença de nomes ilustres no eP, como Felipe Massa, que correu na F-E, Rubens Barrichello e Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial da Fórmula 1.
"O Brasil tem uma grande história no esporte a motor, que poucos países têm. Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, que estará aqui, Felipe Massa também, Rubens Barrichello, outro que vem...", afirmou.
"Além de muitos amantes do esporte e da Bandeirantes, que transmitirá ao vivo, assim como mais de 150 países", completou o espanhol, destacando o alcance internacional da categoria de monopostos elétricos e o fato de que a F-E em 2023 terá, pela primeira vez no Brasil, transmissão em TV aberta com alcance nacional, uma vez que a antiga emissora, a TV Cultura, não chega a todas as cidades do País.
Di Grassi e Sette Câmara falam da Fórmula E no Brasil
Podcast Motorsport.com debate tamanho do 'buraco' da Ferrari na F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.