Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

F-E atualiza regulamento para evitar abandono em massa em Mônaco; entenda

Corrida em Valência gerou polêmica depois que cinco carros foram desqualificados por excederem limites de energia

Safety Car Antonio Felix Da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE21, Maximilian Gunther, BMW i Andretti Motorsport, BMW iFE.21

A FIA atualizou os regulamentos da Fórmula E para evitar outra incidência de desqualificações e abandonos em massa na última volta, que atraiu fortes críticas no ePrix de Valência.

A corrida de abertura da rodada dupla espanhola gerou polêmica quando cinco carros foram desqualificados por excederem os limites de energia e outros três carros pararam na pista. 

Leia também:

Isso ocorreu após uma medida votada na reunião de junho de 2019 do FIA World Motor Sport Council que permite que o diretor de corrida da F-E, Scot Elkins, deduza 1 kWh do total de 52 kWh da prova para cada minuto gasto atrás do safety car.

No entanto, de acordo com o Artigo 37.9 do Regulamento Desportivo da Fórmula E, o diretor da prova tem o “poder de cancelar esta subtração de energia se julgar necessário”. 

A falta de zonas de travagem fortes no circuito Ricardo Tormo fez com que os pilotos não conseguissem recuperar os níveis de energia nas últimas duas voltas.

Portanto, a FIA agora introduziu uma alteração. Um comunicado fornecido pela federação ao Motorspor.com dizia: “Depois do que aconteceu na primeira corrida em Valência, a FIA e o promotor não desejam que um cenário semelhante volte a acontecer."

“Com isso em mente, e para evitar qualquer risco de erro de cálculo no que diz respeito ao consumo de energia, foi decidido não aplicar a redução de energia se um período de safety car terminar além do 40º minuto de uma corrida."  

“Isso dará às equipes uma margem adicional de erro, sem prejudicar de forma alguma o espírito da Fórmula E, em que a gestão de energia é um elemento-chave.” 

Essa medida entrará em vigor para o ePrix de Mônaco neste fim de semana.

A questão das reduções de energia foi levantada em uma reunião de dirigentes de equipe realizada no dia anterior à abertura do ePrix de Valência, e foi levantado devido à colisão da última volta na corrida de Roma entre o piloto da Mercedes Nyck de Vries e Sam Bird da Jaguar. 

Se o vencedor do domingo, Jake Dennis, não tivesse diminuído o ritmo, os pilotos e chefes de equipe calcularam que uma onda semelhante de abandonos teria ocorrido novamente.  

F1 2021: Mercedes X RBR, Bottas X Russell, Grosjean e tudo da Espanha com Rico Penteado | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Oscar das pistas: histórias da F1 que rendem filme

 

.

 

Artigo anterior Fórmula E: Confira horários e como assistir o retorno do ePrix de Mônaco, que usará o mesmo traçado da F1
Próximo artigo F-E: Da Costa conquista pole para o ePrix de Mônaco em dia complicado para os líderes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros