Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

F-E divulgará Gen3, novo carro da categoria, em Mônaco e mercado de pilotos se movimenta

Categoria planeja ainda reunião com nomes importantes da indústria para discutir rumos que a F-E deve seguir com o Gen4

fe1

A Fórmula E apresentará oficialmente a nova geração de carros da categoria, o Gen3, no próximo mês, antes do ePrix de Mônaco, em um evento marcado para o dia 28 de abril no Principado.

O Gen3, que entrará em vigor na próxima temporada, terá um trem de força traseiro de 350kW e um motor dianteiro de fornecimento padrão de 250kW para a regeneração de energia dos freios dianteiros, produzindo uma capacidade regenerativa combinada de 600kW.

Leia também:

Imagens promocionais do carro divulgadas durante os testes de pré-temporada no ano passado mostram que o estilo do Gen3 será com forma deltoide, com duas barbatanas na traseira. Mais leve que o Gen2, o novo modelo também não terá freios traseiros hidráulicos, com a Michelin passando o fornecimento de pneus para a Hankook.

Apesar de vários pontos de desenvolvimento entre cada montadora seguir igual entre o Gen2 e o Gen3, alguns componentes passarão a ser padronizados como forma de reduzir os custos.

"O Gen3 da Fórmula E representa um passo adiante para o esporte a motor e a mobilidade elétrica", disse Jamie Reigle, CEO da categoria. "Projetado para demonstrar que alta performance, eficiência e sustentabilidade podem ser empacotados juntos sem comprometimento, o Gen3 é o nosso carro mais poderoso, mais leve e mais rápido até hoje".

"Mal podemos esperar para levantarmos a cortina do Gen3 em Mônaco, um local fundamental na história do automobilismo, e de ver nosso carro nas ruas ao redor do mundo no próximo ano".

Mitch Evans, Jaguar Racing, Jaguar I-TYPE 5

Mitch Evans, Jaguar Racing, Jaguar I-TYPE 5

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

Além do lançamento do Gen3, a F-E e a FIA realizarão uma reunião em Mônaco envolvendo importantes nomes da indústria para considerar como que o campeonato deve progredir com os planos do Gen4, acompanhando as tendências de desenvolvimento do setor.

No momento, sete montadoras estão confirmadas na era do Gen3: DS, Jaguar, Mahindra, Nissan, NIO 333 e Porsche entre as que já estão no grid hoje, além da chegada da Maserati.

A Jaguar será a fornecedora da Envision na era do Gen3, enquanto Mahindra e Nissan revelaram anteriormente que negociam com equipes sobre o fornecimento de trens de força. O status da parceria da DS com a Techeetah segue incerto, com fontes indicando ao Motorsport.com que a marca francesa pode se unir à Dragon Penske.

Antonio Felix Da Costa, DS Techeetah

Antonio Felix Da Costa, DS Techeetah

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Mercado se movimenta: Da Costa inicia conversas com Porsche

Enquanto a temporada 2022 está longe de acabar, com apenas três de 16 corridas já realizadas, os bastidores seguem quentes com a possível dança de cadeiras para a nova geração da categoria. E uma negociação já começa a chamar a atenção.

Segundo o portal The Race, o campeão António Félix da Costa negocia com a Porsche por uma das vagas na equipe alemã para a próxima temporada.

Atualmente, o português corre ao lado do bicampeão Jean-Éric Vergne na DS Techeetah, mas, além das dúvidas sobre a manutenção da parceria da montadora francesa com a equipe chinesa, pairam dúvidas sobre o futuro da equipe como um todo, com rumores pelo paddock de que estaria sendo colocada à venda. Tanto que a renovação de Vergne e Da Costa foram anunciadas tardiamente neste ano.

Apesar de Da Costa estar negociando também com a Techeetah, segundo a publicação, o acordo com a Porsche poderia indicar uma jornada dupla para o português, disputando o WEC ou a IMSA com o novo programa da marca na classe LMDh.

Caso a negociação siga adiante, Da Costa ocuparia a vaga de Andre Lotterer, que também poderia estar a caminho do programa da Porsche nas corridas de endurance. Apesar de diversos pódios ao longo das cinco temporadas na F-E, o piloto alemão não parece ter realmente se acostumado com o carro da categoria.

F1 2021: LECLERC lidera DOBRADINHA da FERRARI, Verstappen QUEBRA, Pérez ERRA e Hamilton é PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast: Saiba os pontos fortes e os pecados da quarta temporada de DRIVE TO SURVIVE

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Fórmula E: di Grassi critica "manobra muito suja" de de Vries no México
Próximo artigo Fórmula E: Confira horários e como assistir à rodada dupla do ePrix de Roma

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros