McLaren anuncia Rast como primeiro piloto da equipe na Fórmula E; Nissan também confirma dupla para 2023

Time britânico assume a entrada da Mercedes, mantendo a estrutura do time alemão

René Rast

A temporada 2023 da Fórmula E começa apenas em janeiro com o ePrix da Cidade do México, mas o mercado de pilotos do Mundial de carros elétricos já está aquecido, com três anúncios de pilotos nesta terça-feira. Enquanto a McLaren anunciou René Rast como o primeiro nome da equipe na categoria, a Nissan confirmou uma dupla nova: Sacha Fenestraz e Norman Nato.

Pouco depois de confirmar sua saída da Audi, esse é o segundo programa que Rast se liga, com o alemão passando a fazer parte da lista de pilotos de fábrica da BMW

Leia também:

O piloto alemão volta à Fórmula E após correr com a Audi no final da temporada 2019-20 e o campeonato completo em 2021, antes da saída da montadora alemã da categoria, passando a focar no DTM. Anteriormente, ele já havia corrido com a Aguri em Berlim na temporada 2015-16.

A McLaren assumirá oficialmente a estrutura da Mercedes a partir de setembro, com a marca alemã deixando a categoria com a conquista dos dois últimos mundiais de pilotos e de construtores.

"Estou muito feliz por me juntar à McLaren na Fórmula E", disse Rast. "Como fã do esporte, a McLaren sempre teve muito apelo. É um nome icônico no esporte a motor com uma história muito rica, então sinto privilegiado e orgulhoso por poder representar a McLaren na Fórmula E".

Rene Rast, Audi Sport ABT

Rene Rast, Audi Sport ABT

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Em suas passagens anteriores pela categoria, Rast somou dois pódios, um na maratona de provas de Berlim no fim da temporada 2019-20 e outro em Puebla no ano seguinte, terminando o campeonato em 13º.

Ainda não confirmada, a segunda vaga da McLaren deveria ficar com o piloto da equipe na Indy Felix Rosenqvist, mas o sueco afirmou recentemente que busca oportunidades para seguir correndo no automobilismo norte-americano.

Já na Nissan, a dupla francesa substitui o campeão Sébastien Buemi e Max Günther para a nona temporada do mundial, a primeira em que a montadora japonesa terá controle total da equipe, após comprar a parte da e.dams.

Nato retorna à F-E após guiar pela Venturi na temporada 2021 e uma participação especial em Seul em agosto, substituindo Sam Bird. Já Fenestraz fará seu primeiro campeonato completo após uma estreia de última hora na capital sul-coreana, substituindo Antonio Giovinazzi na Dragon Penske ao lado de Sérgio Sette Câmara.

Desde 2020, Fenestraz vem focando quase que exclusivamente no automobilismo japonês, disputando a Super Fórmula e a Super GT. Mas ele não é desconhecido do paddock da F-E, atuando como piloto reserva e de desenvolvimento da Jaguar há dois anos.

Em entrevista ao Motorsport.com, Fenestraz revelou que o acordo com a Nissan já avançava há algum tempo, com a assinatura vindo logo após sua vitória na etapa de Sugo da Super Fórmula em junho.

Da dupla da Nissan na temporada 2022, Buemi deve ir para a Envision Racing ao lado de Nick Cassidy, enquanto o futuro de Günther segue indefinido.

Confira como está o grid da temporada 2023 da Fórmula E até o momento:

Equipe Trem de força Pilotos
United Kingdom Jaguar TCS Racing Jaguar New Zealand Mitch Evans
United Kingdom Sam Bird
India Mahindra Racing Mahindra M9Electro Brazil Lucas di Grassi
United Kingdom Oliver Rowland
Germany TAG Heuer Porsche Formula E Team Porsche Portugal António Félix da Costa
Germany Pascal Wehrlein
United Kingdom Envision Racing Jaguar New Zealand Nick Cassidy
Switzerland Sébastien Buemi
United States Avalanche Andretti Formula E Porsche A confirmar
A confirmar
France DS Dragon Racing DS A confirmar
A confirmar
Italy Maserati Racing Maserati A confirmar
A confirmar
United Kingdom Neom McLaren Formula E Team Nissan Germany René Rast
A confirmar
China NIO 333 FE Team NIO 333 A confirmar
A confirmar
Japan Nissan Formula E Team Nissan France Norman Nato
France Sacha Fenestraz
Germany Team ABT Mahindra M9Electro A confirmar
A confirmar
China Techeetah A confirmar A confirmar
A confirmar

Podcast #191 – O que primeira parte da temporada da F1 em 2022 trouxe de bom e ruim?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Focada em entrar na Fórmula 1, Andretti Global anuncia nova sede em Indiana
Próximo artigo Di Grassi rebate comentário de Vettel sobre Fórmula E: "Está tentando enganar o público de propósito"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil