Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition
Conteúdo especial

Piquet x di Grassi: novo capítulo da rivalidade tem Fórmula E no Brasil como foco de tensão

Animosidade histórica entre os campeões da F-E volta à tona com o processo de trazer a categoria elétrica ao Brasil no começo de 2021

Nelson Piquet Jr., China Racing e Lucas di Grassi, Audi Sport Team Abt

Conforme antecipado pelo Motorsport.com no último fim de semana, a etapa de Santiago da Fórmula E deve ser substituída por uma corrida no BrasilNelsinho Piquet lidera projeto para fazer uma prova da categoria elétrica no Rio, em processo que envolve até o presidente Jair Bolsonaro e pode trazer a Indy de volta ao País. Mas Lucas di Grassi, desafeto histórico de Piquet e seu maior rival nas pistas - e agora fora delas - é cético quanto à ideia.

Leia também:

Filho de Nelson Piquet, tricampeão da F1 que cacifa o plano de ter a F-E no Parque Olímpico, Nelsinho já apresentou detalhes do projeto à categoria e aos entes públicos cariocas. Além disso, Bolsonaro apareceu, no fim de novembro, em vídeo no qual assina carta de intenção para fazer uma corrida da F-E no Rio. Filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro elogiou o ativismo de 'Nelsão' no processo de trazer a categoria ao Brasil.

Por outro lado, di Grassi é um dos defensores de uma prova da F-E em São Paulo e reafirmou tal posição no último fim de semana, durante o ePrix de Santiago. O piloto também destacou que fez o desenho uma pista carioca para a F-E na Marina da Glória, algo criticado por Piquet.

"Ele não quer que pareça que eu e meu pai estamos trazendo a F-E. Quer usar a mensagem do Bolsonaro para puxar pelo lado dele, de ter desenhado uma pista. Quer gozar com o pau dos outros. É o velho Lucas, não esperava menos", disse Nelsinho logo após a divulgação do vídeo.

Na mesma época, di Grassi foi questionado sobre a declaração: "Não tenho o que responder. Ele está trabalhando para meu benefício. Se tiver a F-E, é benefício para mim. Não quero ser promotor, só tentei trazer a F-E duas vezes porque é interessante. Se for o Nelsão, estou feliz".

A polêmica sobre o circuito

Lucas deu sua opinião: "A única pista aprovada para a F-E é a que desenhei, que é a mais bonita, com o Cristo e o Pão de Açúcar. Uma no Parque Olímpico é possível e talvez até seja a que tem mais chance. Mas qualquer lugar funcionaria, com a pista modular de longo prazo".

Nelsinho discordou: "Isso é um completo absurdo. Não tem como travar o trânsito da cidade na região da Marina da Glória. Não só não tem como travar, como a F-E não cabe ali, por causa do TV Compound, dos muitos carros e tudo mais, então não sei do que ele está falando".

Di Grassi preferiu não insistir no mérito de qual pista será a escolhida, mas comentou sobre o formato que deve ser adotado: "Tem que ser uma pista modular, na qual a estrutura está pré-pronta. Onde já existem boxes, tudo, e você só monta e desmonta para cada evento".

Fórmula E no Brasil

Lucas disse que "o importante é trazer" a F-E: "É a terceira vez que tento contribuir. Não importa quem é promotor. O Nelsão tem peso, político e financeiro. É ótimo um promotor com tanto peso. Mas não vejo um projeto técnico-financeiro viável. A questão é quem vai pagar".

Nelsinho, porém, está confiante: "O próprio di Grassi, quando disse que traria a corrida, falou que a parte financeira estava coberta. O patrocinador da corrida, quando a prova mudou para Punta del Este, estava no nome do evento. Eles iam bancar a etapa aqui no Brasil".

"Investimento não é problema, e sim alinhar os órgãos. É caro, mas as empresas querem investir em sustentabilidade. A F-E quer vir e é mais barato fazer prova aqui do que na Arábia, Jacarta, Singapura ou outro lugar na Ásia. A ideia é fazer em janeiro de 2021", afirmou Piquet.

Apesar das ponderações, di Grassi torce pela prova no Brasil: "Seria excelente, obviamente vou ter benefícios se acontecer. Esportivamente também, por correr na frente do meu povo. Estou tentando ajudar, na medida do possível, para que o evento aconteça. Se a categoria e o governo me procurarem, como já aconteceu, eu vou ajudar. Eu não conversei com o promotor local, que é o Nelsão, mas estou total aberto. Agora é ver quem paga", completou o piloto.

País já fracassou em trazer a F-E

O Brasil não faz parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile é o único representante sul-americano no campeonato. Já tentamos receber a categoria em algumas oportunidades, mas as tratativas não foram adiante. Relembre o histórico:

Depois do Rio, na temporada inaugural, o Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já receberam provas da Fórmula E
Assim como Punta del Este e...
Santiago, no Chile
Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente
Felipe Nasr disputou parte da última temporada
E Bruno Senna foi um dos brasileiros pioneiros
Um dos dois representantes brasileiros da atualidade, di Grassi pilota pela Audi
Massa é piloto da Venturi
O atual bicampeão da F-E é Jean-Éric Vergne
Como os brasileiros, Vergne passou pela F1, na Toro Rosso
E foi piloto de testes da Ferrari
15

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Artigo anterior VÍDEO: Di Grassi torce por corrida da Fórmula E em São Paulo
Próximo artigo Nelsinho Piquet revela influência de Bolsonaro em trazer Fórmula E ao Rio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros