F1: Em meio à crise, vice-presidente da FIA pede demissão por "quebra de padrões de governança" da gestão Sulayem
Saída do nº2 da FIA foi acompanhada de carta repleta de críticas à gestão de Mohammed ben Sulayen, que busca a reeleição no fim do ano

O vice-presidente de esportes da FIA, Robert Reid, anunciou que renunciou ao seu cargo no órgão regulador do automobilismo com efeito imediato, citando uma "quebra dos padrões de governança".
Reid, que ocupou o cargo de segundo na escala de comando da FIA desde que foi eleito em 2021, anunciou que informou ao presidente Mohammed Ben Sulayem na manhã de quinta-feira sua saída do cargo. Ele disse que ficou alarmado com o que chamou de "decisões críticas sendo tomadas sem o devido processo" na esteira de Ben Sulayem sacudindo a forma como a organização é administrada.
"Quando assumi esse cargo, foi para servir aos membros da FIA; não para servir ao poder", disse Reid em um comunicado. "Com o passar do tempo, testemunhei uma erosão constante dos princípios que prometemos defender. As decisões estão sendo tomadas a portas fechadas, ignorando as próprias estruturas e pessoas que a FIA existe para representar".
"Minha demissão não tem a ver com personalidades, mas sim com princípios. O automobilismo merece uma liderança que seja responsável, transparente e voltada para os membros. Não posso mais, de boa fé, continuar fazendo parte de um sistema que não reflete esses valores".

Alexander Wurz, Robert Reid, vice-presidente de esportes da FIA
Foto de: DPPI
A declaração também diz que Reid "expressou um alarme crescente sobre as decisões críticas que estão sendo tomadas sem o devido processo ou consulta adequada, tanto internamente quanto com os membros da FIA e os órgãos de governança da FIA; Senado e Conselho Mundial do Esporte a Motor".
Juntamente com o presidente da Confederação Britânica de Automobilismo (Motorsport UK), David Richards, Reid foi um dos dois membros impedidos de participar da última reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA por ter se recusado a assinar um acordo de confidencialidade imposto por Ben Sulayem.
Richards também criticou as decisões de liderança do presidente da FIA, citando que há uma "mudança na bússola moral" do presidente. Ex-piloto do WRC, Reid, pediu aos clubes membros da FIA e às partes interessadas que "exijam maior responsabilidade da liderança da federação".
A FIA foi contatada para comentar o assunto.
TELEMETRIA com Rico: BAHREIN, McLaren X RBR, por que SÓ MAX doma RB21, Hamilton X Leclerc, BORTOLETO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Max vem para o penta ou vitória é OCASIONAL? Bortoleto vítima, Ferrari devendo! Fred Sabino, da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.