RonRuzewski retornará ao paddock da Indy na próxima temporada após ser anunciado como o novo chefe de equipe da Andretti. Ruzewski foi demitido da Penske em maio, após o escândalo da classificação para a última edição das 500 Milhas de Indianápolis, que eclodiu quando a equipe de inspeção técnica descobriu que o carro #2 de JosefNewgarden e o carro #12 de WillPower haviam modificado ilegalmente os atenuadores antes do 'Fast 12'.
Ruzewski passou 21 anos na Penske, atuando como diretor administrativo e estrategista de corrida de Power na época de sua demissão. Sua saída foi parte de uma mudança mais ampla que também incluiu outras figuras importantes, como TimCindric e KyleMoyer. O último se juntou à ArrowMcLaren neste meio de ano como o novo diretor de competição.
Ele agora começará um novo capítulo em 2026 como chefe de equipe da AndrettiGlobal, substituindo o líder de longa data RobEdwards, que fará a transição para a função de diretor-chefe de desempenho do grupo controlador da Andretti, a TWGMotorsports.
Kyle Kirkwood, Andretti Global
Foto de: Michael L. Levitt / Lumen via Getty Images
"Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a RonRuzewski à família TWG Motorsports como o novo chefe de equipe da AndrettiGlobal", disse Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports.
"A impressionante e bem-sucedida carreira de Ron no automobilismo traz uma nova perspectiva para nossas equipes da IndyCar e Indy NXT. Tenho plena confiança de que ele posicionará a equipe de forma sólida enquanto continuamos a construir o futuro".
Ruzewski acrescentou: "Estou realmente empolgado por me juntar à Andretti Global e fazer parte de uma organização tão respeitada e ambiciosa".
"O legado da AndrettiGlobal no automobilismo fala por si só, e a visão da equipe para o futuro, sob a liderança de Dan [Towriss] e Jill [Gregory], é igualmente inspiradora. Estou ansioso para colaborar com o talentoso grupo de engenheiros, pilotos e funcionários de toda a organização, à medida que nos esforçamos para alcançar novos níveis de desempenho e sucesso na IndyCar e em toda a família Andretti de equipes".
Ruzewski se reunirá na AndrettiGlobal com WillPower, que saiu da Penske no início deste mês após 17 anos correndo pela equipe. Os dois trabalharão juntos novamente quando Power substituir ColtonHerta - que está indo para a Fórmula 2 - no carro #26.
Enquanto isso, Edwards destacou seu entusiasmo por assumir um papel mais amplo dentro da organização e expressou sua confiança na liderança de Ruzewski ao se juntar à Andretti.
"Estou entusiasmado com a nova oportunidade como diretor de desempenho da TWG Motorsports", disse Edwards. "Estou ansioso para contribuir em várias séries. Ron e eu nos conhecemos desde o início dos anos 90, e ele é uma ótima escolha para liderar os programas da Andretti".
Towriss também elogiou Edwards por seu serviço e liderança: "Rob tem sido uma parte central da jornada da Andretti Global na última década e tem servido com dedicação inabalável".
"Estamos entusiasmados com o fato de Rob assumir essa nova função, envolvendo-se e colaborando com os chefes de equipe de nossa família de equipes de corrida, incluindo o envolvimento na NASCAR e IMSA, bem como na Fórmula E, IndyCar e Indy NXT".
MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | FELIPE BAPTISTA
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.