Castroneves encerra jejum de três anos e vence em Iowa
Helio Castroneves dominou etapa em oval curto e volta a vencer na Indy, o que não acontecia desde a etapa de Detroit de 2014

O Brasil voltou a vencer na Indy. Neste domingo (9), Helio Castroneves dominou a etapa de Iowa e voltou a subir no degrau mais alto do pódio, feito que ele não alcançava desde a etapa de Detroit de 2014 - a última vitória brasileira na categoria havia sido a de Tony Kanaan, na etapa de Fontana do mesmo ano.
A corrida chegou a ser ameaçada pela chuva, que se aproximou perigosamente do circuito na segunda metade da disputa. A direção de prova chegou a acionar a bandeira vermelha, mas a disputa foi reiniciada e a corrida foi disputada até o final.
Castroneves esteve sempre entre os ponteiros e liderou 217 das 300 voltas da prova, duelando às vezes com J.R. Hildebrand, às vezes com Will Power.
Nenhum dos dois, entretanto, foi capaz de acompanhar o veterano da Penske no trecho final da prova, quando Castroneves abriu vantagem confortável e seguiu sem dificuldades até a bandeira quadriculada, para então fazer a tradicional comemoração do Homem-Aranha, escalando o alambrado.
Hildebrand foi o segundo e Ryan Hunter-Reay completou o pódio. Tony Kanaan terminou a prova na nona posição.
Com a vitória e o oitavo lugar de Scott Dixon, Castroneves sobe para a vice-liderança do campeonato, a apenas oito pontos do neozelandês (403 a 395).
Confira o resultado final:
Cla | Num. | Piloto | Voltas | Dif. |
---|---|---|---|---|
1 | 3 | ![]() |
300 | |
2 | 21 | ![]() |
300 | 3.9647 |
3 | 28 | ![]() |
300 | 4.5845 |
4 | 12 | ![]() |
300 | 5.7403 |
5 | 15 | ![]() |
300 | 10.1811 |
6 | 2 | ![]() |
300 | 11.0500 |
7 | 1 | ![]() |
300 | 12.2562 |
8 | 9 | ![]() |
300 | 14.3653 |
9 | 10 | ![]() |
300 | 15.1184 |
10 | 5 | ![]() |
300 | 15.8243 |
11 | 98 | ![]() |
299 | 1 volta |
12 | 20 | ![]() |
299 | 1 volta |
13 | 18 | ![]() |
299 | 1 volta |
14 | 8 | ![]() |
299 | 1 volta |
15 | 83 | ![]() |
298 | 2 voltas |
16 | 26 | ![]() |
298 | 2 voltas |
17 | 27 | ![]() |
298 | 2 voltas |
18 | 19 | ![]() |
297 | 3 voltas |
Não completou | 4 | ![]() |
168 | 132 voltas |
Não completou | 14 | ![]() |
130 | 170 voltas |
Não completou | 7 | ![]() |
56 | 244 voltas |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.