De Ferran: "Alonso tem tudo para ser campeão da Indy"
O diretor esportivo da McLaren elogiou Fernando Alonso e falou sobre suas possibilidades no futuro, que apontam para a Indy
Gil de Ferran foi escolhido como treinador de Fernando Alonso em sua estreia nas 500 Milhas de Indianápolis em 2017. O ex-piloto, em seguida, se juntou à McLaren como consultor e, após a saída de Éric Boullier, tornou-se diretor esportivo da equipe.
Embora admita que até o ano passado ele só conhecia Alonso de uma breve saudação em 2005, foi capaz de saber como o bicampeão é nos planos profissional e pessoal, e não pôde ficar mais admirado. Em um encontro com jornalistas em que o Motorsport.com esteve presente em Singapura, de Ferran rasgou elogios ao espanhol.
"Ele é um dos melhores da história do esporte, não apenas da Fórmula 1, ele é um excelente piloto", disse.
De Ferran explica que o que define um grande piloto não é apenas a velocidade, e disse que Alonso reúne tudo.
"Para ser bom, você deve fazer muitas coisas bem. Não é suficiente apenas ser rápido. Quando um jovem piloto me diz que é rápido, eu digo: ‘Ok, bem, você tem uma virtude e tem mais outras cem que você precisa para ser bom’".
"Fernando tem uma grande pontuação em todas as qualidades. Ele é muito claro com os engenheiros, ele trabalha muito bem com os mecânicos, com a equipe, se adapta muito bem, pode lidar com uma variedade de diferentes eventos incrivelmente bem. É um grande piloto."
E lá, no meio de tantos elogios, de Ferran confessa: "Não poderia ficar mais impressionado com ele".
O espanhol não estará na Fórmula 1 em 2019, e disse que espera esclarecer seu futuro em outubro. Ultimamente ele deu pistas sobre uma ida para a Nascar e gerou muita especulação, mas a primeira opção parece a IndyCar, embora insista que o teste que ele fez em Barber recentemente não é nada definitivo.
Gil de Ferran acredita que para onde quer que o espanhol vá, será competitivo.
"Seja lá o que ele decida fazer, vai fazer muito bem. Um homem de seu profissionalismo e talento será competitivo no que decidir fazer."
Se a IndyCar for finalmente a escolha, o brasileiro estará lá novamente para ajudá-lo se Alonso precisar, embora ele não pense que precisa.
"Claro, farei tudo o que puder para tentar ajudá-lo. Mas, sinceramente, acho que não precisa de muita ajuda. Na Indy 500 obviamente não estava indo para ensiná-lo a pilotar, eu apenas tentei dizer 'olha, prestar atenção nisso, é um pouco diferente do que você está acostumado, preste atenção naquilo', e ele aprendeu rapidamente."
Finalmente, as possibilidades de o asturiano na categoria norte-americano, disse que ninguém ganha fácil a Indy 500 ou o campeonato, mas Alonso tem tudo para conseguir.
"Ninguém vence facilmente a Indy 500, porque é um evento muito longo, muito individual e... Ah! O campeonato inteiro da Indy? Ninguém pode ganhar facilmente o título, mas ele certamente tem todos os ingredientes para lutar pelo campeonato da Indy, não há dúvida."
GALERIA: Fernando Alonso em diferentes categorias
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.